Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Vivência na natureza
12 Set 2018

A chegada à escola das turmas do G5 - Manhã foi diferente na quinta-feira, dia 23 de agosto. Dispostos em roda nas salas, cujas paredes estavam repletas de desenhos reveladores sobre como imaginavam o destino do dia, os alunos repassavam, com as professoras, os combinados feitos em grupo com as professoras

“Vocês se lembram do desenho que fizemos sobre o caminho para o Mãos na Terra?”, pergunta a professora, já em um dos ônibus. Ela pede também para que todos atentem ao caminho, imaginando o que encontrarão pela frente. “O que muda na paisagem urbana e na rural?”, perguntou.

A chegada à Estação de Vivência Ambiental Mãos na Terra, em São Roque, no interior de São Paulo, foi de pura euforia. Após tomarem o café da manhã, passarem protetor solar e repelente, foi hora de dividir os grupos para a expedição que estava por vir.

A horta e o encontro com Seu Roberto foram a primeira parada. Rastelo, enxada, ancinho, plantador, vassoura de bruxa: uma a uma, as ferramentas foram apresentadas para as crianças. Curiosas, elas observaram as sementes de milho, feijão, soja e grão-de-bico e, já em meio à plantação, conheceram e reconheceram verduras e legumes como alface, berinjela, maracujá, morango, abóbora, jiló e banana. “Aqui, temos remédio”, explicava Seu Roberto, mostrando os pés de menta, carqueja, cavalinha, arruda e cânfora, enquanto as crianças diferenciavam os odores das plantas. “As folhas mortas alimentam a composteira” falou, apontando para três grandes caixas de concreto. “Temos composteiras na Escola também”, lembrou um dos alunos. Sob os olhares atentos das crianças, Seu Roberto afofou e riscou um pedaço da terra. Ali, fechando a visita à horta, as pequenas mãos plantaram girassóis.

“A ideia é oferecer para as crianças um espaço de contato mais intenso com a natureza, a experimentação e o faz de conta”, contou a orientadora Márcia Cristina de Almeida Moraes.

Exercício de observação

Da horta para a trilha, os alunos foram instigados a fazerem um exercício de escuta e observação. “Olhem ao redor, prestem atenção aos sons; vamos observar os bichos”, orientou Laura Gorski, professora de Educação Artística. Munidos com seus cadernos de viagem, eles pararam em um ponto da trilha para observar e desenhar. Plantas, insetos e outras descobertas foram colorindo as páginas, que se encheram a partir dos olhares concentrados dos pequenos.

À sombra de uma árvore, todas as turmas se encontraram para ouvir a história do “Couro de piolho”. Sob olhares atentos, a professora Ana Rosa Araújo da Costa interpretava múltiplos personagens, arrancando gargalhadas das turmas.

Após a contação, os alunos tiveram um período livre para brincadeiras. Tinta de terra, pintura, panelinhas para comidinhas de faz de conta, papelão para escorregar na grama, brinquedos e passeio de charrete foram apenas algumas das atividades realizadas para encerrar o dia, que foi de muita diversão e aprendizado.

“Os professores fizeram uma análise de como a visita ao Mãos na Terra enriqueceria as investigações que estão sendo feitas em sala: caderno de investigação, tinta de terra, casa dos bichos, composteira. Aqui, eles estão ampliando algumas das experiências que vivem na Escola”, ressaltou a orientadora da série, Maria Silvia Doria Isnard Carneiro.

Veja as fotos.

 

destaques

prev
next

Pelas ondas do feminismo

O 13º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, percorre as três ondas do pensamento feminista e destaca a biografia de mulheres que subverteram leis e costumes e lutaram por uma sociedade com mais igualdade. Clique aqui para conferir.

notícias

Doppelganger
19 Mar 2019
  “So, you mean to tell me this is a machine? Not possible!” Inspirado pelo livro Marionettes,...
+
Marionettes are made to move
18 Mar 2019
  Barb tem um sonho: conhecer o Rio de Janeiro. Mas seu marido, um homem controlador, não...
+
Imersão inicial
15 Mar 2019
Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio visitaram...
+
Eleições no EM
14 Mar 2019
  Foi dada a largada para a eleição do Grêmio Estudantil no Ensino Médio....
+
Parabéns aos nossos universitários
11 Mar 2019
  A cada início de ano, com a divulgação das listas dos vestibulares, comemoramos...
+
Aquecimento
01 Mar 2019
O aquecimento das equipes para o calendário de jogos e competições intercolegiais...
+
Tempo de acolhimento
22 Fev 2019
  “Criança. Família. Professor. Comunidade. Experiência comum. Pertencimento....
+
Vamos trocar?
19 Fev 2019
  Que tal desengavetar aquele livro que você já leu e trocá-lo por outro, com...
+
Château
14 Fev 2019
“Você nunca vai conseguir. Não em cem anos. Este é realmente muito difícil....
+
Novo ciclo
12 Fev 2019
  Coordenação, professores e funcionários da Unidade Baumann deram as boas-vindas...
+
Bem-vindo, 2019!
29 Jan 2019
Na segunda-feira, dia 21, um café da manhã recepcionou todos os professores da Educação...
+