Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Caça às nascentes
22 Nov 2017


Bananeira, sabiás, girinos. “Essa água vai pra onde?”; “Ali tem uma nascente, olha a placa”; “A água limpa vai pro bueiro?”.  Atentos e carregando suas pranchetas para anotações, os alunos do 4º ano A e C desembarcaram, na segunda-feira, 30 de outubro, na Praça das Nascentes, primeira parada do Estudo do Meio para enriquecer o projeto Como as Pessoas se Relacionam com os Rios? 

Por meio de desenhos e textos descritivos, os alunos foram instigados a encontrar e observar as oito nascentes oficiais existentes na Praça, localizada no bairro da Pompeia. “Estamos em uma parte mais baixa ou mais alta? Onde está o córrego, dá pra saber?”, questionava Viviam Penteado, professora de uma das turmas.

No dia seguinte, foi a vez das turmas D e F visitarem o Córrego do Sapateiro, que tem o leito preservado no Parque do Ibirapuera. Lá, elas percorreram toda a extensão que delimita a estação de tratamento e o Córrego, fazendo anotações e desenhos com as informações que recolhiam ao longo do percurso.
 
Na terceira e última parada do Estudo do Meio, realizada na quarta-feira, dia 1º de novembro, as turmas B e E saíram da Escola e percorreram o trajeto até o Córrego das Corujas, também no bairro da Pompeia. Antes, os alunos, acompanhados pelas professoras e por Mauricio Ramos, representante da ONG SOS Mata Atlântica, caminharam pela Rua Orós e identificaram as cinco nascentes espalhadas por ali.
 
Mauricio percorreu todo a extensão do Córrego, esclarecendo as dúvidas das turmas: “Por que o homem canalizou o rio?”; “Para que serve aquele cano?”. Na parte final da saída, ele lançou um termômetro no Córrego para medir a temperatura da água e recolheu amostras que foram testadas ali mesmo, com os alunos. “Por que é importante fazer esse teste que a SOS Mata Atlântica fornece?”, perguntou. “Para verificar a qualidade da água”, respondeu um dos alunos. Em roda, as turmas auxiliaram Mauricio nos testes de turbidez, odor, oxigênio, ph, dentre outros, totalizando os 15 testes que compõem o kit.
 
Em sala, os alunos foram divididos em grupos para darem início às discussões decorrentes das visitas. O que eu queria descobrir e o que eu realmente descobri? Qual a relação entre as enchentes e os córregos canalizados? Por que devemos preservar as nascentes? A Praça é de todos, mas está mal cuidada: de quem é a responsabilidade? A partir dessas reflexões, as turmas complementarão os registros e farão desenhos de paisagens escolhidas por elas.

Veja as fotos.
 

destaques

prev
next

A cor do personagem

O 12º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, trata sobre o lugar que o negro ocupa na literatura brasileira. Clique aqui para conferir.

 

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Matemática das flores
13 Dez 2018
  O que um simples vaso de flores tem a ver com a Matemática? Inspirada pelo projeto Fotografias...
+
Uma garota apaixonada por um sapo e outras histórias
12 Dez 2018
Inspirados por seus poemas preferidos, os alunos da 1ª série do EM foram desafiados a criarem...
+
Quando texto e imagem se complementam
11 Dez 2018
  “Seu sonho era ser ilustradora?”; “Como é o processo de criação...
+
Experiência filosófica na tela
06 Dez 2018
  Elaborar uma proposta de transformação utópica de aspectos da vida social...
+
Ideias para uma sociedade mais democrática
05 Dez 2018
Homofobia, descriminalização do aborto, cotas raciais, refugiados, legalização...
+
Sobre contos e artigos de opinião
04 Dez 2018
  Na quarta-feira, dia 28 de novembro, um sarau de apresentação das produções...
+
Da inspiração à criação
03 Dez 2018
“Durante esse processo, percebemos como a poesia e as narrativas podem nos levar a mundos completamente...
+
De portões abertos
30 Nov 2018
Este foi um ano de muitos aprendizados para o 4º ano: jogos desafiantes, em Matemática;...
+
Construindo um espaço ideal para a leitura
30 Nov 2018
O que faz com que um local seja mais ou menos apropriado para a leitura? A turma das professoras Renata...
+
Dias de diversão e aprendizado em conjunto
30 Nov 2018
  Teve aqua jump, caiaque, muro de escalada, tirolesa, banho de lama, oficinas de reciclagem e...
+
A nova montagem do Grupo de Teatro do EM
23 Nov 2018
Depois de encenar Extremismo, de Anders Lustgarten, no 1º semestre, o Grupo de Teatro do Ensino...
+