Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Os projetos extrapolam o conteúdo linguístico do material didático curricular

Trabalhar com projetos faz parte da proposta pedagógica do Inglês Vera Cruz, e esse trabalho tem sido uma grande oportunidade para intensificarmos, refletirmos, reavaliarmos e renovarmos os diversos objetivos com que trabalhamos em sala de aula, visando não só aos aspectos cognitivos, mas também afetivos e sociais, no desenvolvimento de crianças e adolescentes: a cooperação, o respeito, a tolerância a diferenças, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade, a organização, as maneiras de lidar com expectativas, os limites e frustrações, a capacidade de escolher e se responsabilizar por suas escolhas, entre outros.

Os projetos complementam o conteúdo linguístico do material didático curricular e os alunos são solicitados a usar a língua em situações de comunicação próximas a sua realidade e desafiados a apresentar suas soluções para problemas, tendo, assim, oportunidades de consolidarem o conteúdo aprendido.

A finalização de um projeto pode ser um grande evento: divertido, descontraído, carregado de aprendizado da língua e, geralmente, agrega muitos grupos com faixas etárias próximas. Alguns projetos contemplam as tradições e a diversidade cultural, como Country Party, Easter, Halloween, Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day. Outros são projetos sazonais, como Olympic Games e Soccer World Cup. Outros projetos impulsionam o desenvolvimento de alguma habilidade específica, como a leitura, no projeto da Book Fair, ou, então, focam todas as habilidades da língua, como o Drama Festival e o Exams in Context.

Conheça alguns dos projetos realizados durante o ano.

Book Fair – projeto de leitura


A Feira do Livro do Inglês Vera Cruz é realizada anualmente, desde 1989. É resultado da reflexão sobre a grande importância da leitura no aprendizado de uma língua, e tem por objetivo estimular uma maior exposição dos alunos iniciantes aos primeiros textos em inglês e propiciar aos alunos dos níveis intermediários maior motivação para aquisição de novo vocabulário, estruturas e uma compreensão ampla de diferentes tipos de textos.

A Book Fair é realizada ao longo de uma semana. A cada ano, a iniciativa mobiliza atividades distintas. Os alunos do 1º ao 5º ano se preparam para o evento participando de uma atividade que chamamos de stoytelling – cada professora escolhe uma história para contar a um agrupamento diferente do seu, utilizando recursos que incluem desde o próprio livro a dramatizações, utilizando objetos que tomam o lugar das diferentes personagens da história.

Os livros adquiridos na Feira ou retirados da biblioteca circulam entre os alunos dos vários agrupamentos. Os alunos fazem diferentes atividades, nas quais comentam a leitura e suas opiniões são colocadas no mural da classe, funcionando como sugestões para que os colegas possam se guiar em suas futuras escolhas. 

Country Party


Inspirada nas festas juninas, a Country Party é a festa de encerramento do 1º semestre do Inglês Vera Cruz para os alunos do 1º ao 5º ano. Tem como tema aspectos da cultura norte-americana, com apresentações de músicas folclóricas, square dance, pequenas peças em que se revezam bandidos e cowboys do velho Oeste.

Antes da festa, os alunos se informam sobre a história, tradições e elementos culturais norte-americanos por meio de leitura de livros, filmes e pesquisas na internet. A Country Party é também mais um recurso para que os alunos conheçam novas expressões, ampliem seu vocabulário e a fluência na língua inglesa.

Halloween


No Inglês Vera Cruz, o Halloween é tratado como um tema de aprendizado para alunos do 1º ao 5º ano. As atividades se iniciam um mês antes da festa, com estudos sobre a origem da festividade, envolvendo todo o vocabulário e expressões correlatas, e o levantamento de informações sobre o tema em filmes e livros.

Cada grupo escolhe uma música, rima, pequenas histórias ou criam raps, que serão apresentados num evento realizado em um dia próximo ao Dia das Bruxas.

Drama Festival


Uma atividade de dramatização, em inglês, que tem como objetivo reforçar a confiança do aluno no aprendizado da língua, aperfeiçoar a pronúncia, a entonação e desenvolver a fluência.

O Drama Festival é outro projeto em que cada grupo, aluno e professor projetam, pesquisam, elaboram, realizam ao longo do terceiro bimestre e apresentam para outros alunos e seus pais. O projeto tem a participação de todos os alunos – independente de sua competência e estágio no aprendizado da língua. Para tanto, a expressão desse trabalho pode se dar de formas diversas, tais como sketches, shows, dramatização de livros, histórias, músicas ou rimas, teatro de marionetes, poesia etc.

Assim como no dia a dia da sala de aula, quando uma grande variedade de habilidades é trabalhada para atender a heterogeneidade do modo de aprender de cada aluno dentro de seu nível e agrupamento, o processo de preparação e execução desse projeto dá a todos a chance de serem bem-sucedidos. Enquanto um aluno pode ajudar mais na criação, outro tem mais recursos para redigir, e outro, ainda, terá mais facilidade para dramatizar, desenhar o cenário ou tocar algum instrumento.

The High School Project


O aluno do Ensino Médio desenvolve também diversos projetos norteados por objetivos cognitivos, interacionais e educacionais, adequados à faixa etária, que confirmam a sua autoria na formalização de seu processo de aprendizado na língua.

Agilizando o processo de interação do grupo-série entre si e com os demais grupos, a apropriação do novo espaço e demandas desse novo tempo escolar, os alunos da 1ª série do Ensino Médio apresentam, logo no 1º semestre, um projeto escrito e oral, em formato de sketch, sobre um tema diferente a cada ano. Making a difference, technology: use or abuse, DiverCsity (diversidade na cidade de São Paulo), Wethepeople e ®evolution foram os temas mais recentes. Assim, o Drama Festival do Ensino Fundamental passa a se chamar, no Ensino Médio, The High School Project.

Coerentemente com as características diferenciadas dessa faixa etária, o projeto é protagonizado, de ponta a ponta, pelos alunos que apresentam sua produção a seus pares e professores.


Cambridge Exams


Outro grande projeto é o Cambridge Exams. Na 2ª série do Ensino Médio, a área de projetos do curso propõe Exams in Context Project com etapas que promovam aprendizado significativo e confirmem o aluno como sujeito de seu processo de preparação para os exames de Cambridge.

Assim, ao longo do 1º semestre, acontece o Reading Project, no qual, após analisar textos e estratégias exigidas num exame de leitura de Cambridge, os alunos, em grupos, se colocam na posição de examinadores e elaboram novas questões para esses textos, ou seja, criam um outro Reading Exam, que será discutido e resolvido por colegas do próprio agrupamento.

No 2º semestre, a partir de textos literários de leitura obrigatória para os exames de Cambridge, o curso propõe o Trailer Project, em que cada grupo-classe produz o trailer de um filme, que será apresentado no formato de sketch às outras classes.

Paralelamente a esses dois projetos, ao longo do ano, cada aluno produz seu Exam Portfolio, compilando, revisando, editando e organizando conteúdo de preparação e procedimento de estudo para os exames. O projeto Portfolio desencadeia, por sua vez, outros projetos como, o Writing Project e o Use of English on track, tão importantes quanto os descritos anteriormente.
 

destaques

prev
next

Exames de Cambridge 2019

Confira as datas, horários e locais dos exames de Cambridge para alunos do 9º ano e para alunos da 2ª série do EM. 

Inscrições 2020

Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2020 no Inglês Vera Cruz. Confira as informações e acesse a ficha de inscrição

notícias

Antídoto contra o ódio
03 Set 2019
 “Acredito que, hoje, o papel do educador é retomar uma certa dimensão do que...
+
Book Festival 2019
21 Ago 2019
 Tiago, Martim, Guilherme, Olavo and Flora are students at Inglês Vera Cruz. In this video,...
+
Projeto de Ciências
17 Jun 2019
  Why do plants don’t grow in the Artic? Os repórteres do 5º ano respondem...
+
Imersão na Ciência
10 Jun 2019
  Na sexta-feira, dia 17 de maio, as turmas do 4º ano do Inglês Vera Cruz participaram...
+
Reconhecimento internacional
06 Mai 2019
  No dia 11 de abril, 198 alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio receberam...
+
Doppelganger
19 Mar 2019
“So, you mean to tell me this is a machine? Not possible!” Inspirado pelo livro Marionettes,...
+
Marionettes are made to move
18 Mar 2019
  Barb tem um sonho: conhecer o Rio de Janeiro. Mas seu marido, um homem controlador, não...
+
acontece no Inglês Vera Cruz

eventos e atividades

  • 24/8: Entrega de boletins – EM
  • 9 e 10/9: Entrega de boletins – 3º ao 9º ano
  • 14/9: Quermesse Feito por Nós
  • 21/9: Drama Festival – 7º e 9º ano
  • 5/10: Drama Festival – 6º e 8º ano
  • 14/10: Recesso: Dia do Professor
  • 15/11: Feriado: Proclamação da República
  • 20/11: Feriado: Dia da Consciência Negra
  • 25/11 a 28/11: Entrega de boletins – 1º e 2º ano
  • 2 e 3/12: Entrega de boletins – 6º ao 9º ano
  • 2/12 a 7/12: Exames de Cambridge – 9º ano e 2ª série do EM*
  • 11 e 12/12: Entrega de boletins – 3º ao 5º ano
  • 16/12: Encerramento do ano letivo

comunidades do Inglês Vera Cruz

alunos

ex-alunos

profissionais