Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Conhecimento e autonomia

Oferecer ensino de qualidade para adultos que não tiveram a oportunidade de estudar em outro momento de sua vida é o objetivo principal do projeto, que busca propiciar aos alunos atividades em que se sintam valorizados e respeitados em suas características e necessidades.

Os educadores no Ilha são mediadores da construção de um conhecimento que se forma no encontro da experiência do educando com a formalização escolar.

Neste projeto, cabe ao aluno assumir a responsabilidade pelo processo de aprendizagem, usando sua capacidade de reflexão, disponibilidade e força para o retorno ao ambiente escolar.

O Ilha de Vera Cruz oferece Alfabetização para jovens e adultos em aulas organizadas em uma sala multisseriada, projeto inspirado pela Escola da Ponte, em Portugal.

Modalidades organizativas

O trabalho metodológico do Ilha considera as modalidades organizativas e, neste segundo semestre de 2018, a proposta está definida da seguinte maneira: 

Sequências didáticas de Língua Portuguesa e Matemática 

São sequências de atividades que propiciam uma progressão de conhecimentos em cada área e têm a duração de um bimestre, totalizando oito aulas. Os temas tratados estão relacionados aos interesses dos adultos participantes. Previamente, uma sondagem será realizada. 

Atividades permanentes
 
São propostas que têm uma regularidade na rotina 

Cantos: atividades distribuídas em quatro mesas, com o objetivo de proporcionar autonomia, troca de experiências e saberes, além de incentivar o raciocínio lógico e o conhecimento de possibilidades diferenciadas de aprendizagem. Os instrumentos são: jogos de mesa (percurso, baralho, uno, xadrez, dama etc.), quebra-cabeças, palavras cruzadas, caça palavras, tangram, artes e artesanato, livros, revistas e gibis, dentre outros. Acontece uma vez por semana, às segundas-feiras, e tem a duração de 1 hora. 

Leitura de jornal: atividade semanal, que também acontece às segundas-feiras, logo após os cantos, com a duração de 1 hora. Os alunos são convidados a explorarem o jornal do dia (físico ou online). Em seguida, são realizados vários desdobramentos a partir da discussão das notícias, além de debates acerca de diferentes gêneros textuais e registros. 

Empréstimo de livros: atividade semanal que consiste no empréstimo de livros da biblioteca do Vera. Esta ação tem o intuito de promover a leitura, efetuar registros no caderno individual e específico, além de estimular a disseminação de informações entre os colegas. 

Sarau: importante momento de confraternização e compartilhamento de conhecimentos. Ocorre no final de cada semestre e favorece a interação, o reconhecimento e a oratória. Cada aluno, voluntário ou familiar pode se expressar da maneira que desejar (cantando, dançando, declamando, tocando algum instrumento, lendo etc.) para socializar com os participantes e enriquecer o aprendizado em conjunto. A atividade pode estar articulada com a divulgação do produto final do projeto.
Projeto didático 

Atividade planejada para um semestre, realizada uma vez por semana. No primeiro semestre de 2018, o tema foi Nelson Mandela. Já no segundo semestre, a temática escolhida é Percurso Eleitor no Brasil, considerando os períodos históricos e enfatizando o exercício da cidadania, direitos e deveres. Trata-se de uma sequência de atividades sobre o assunto em questão, abordando outras áreas do conhecimento, tais como: História, Geografia, Ciências, Sociologia e Filosofia.  Um “produto final” é elaborado ao longo do projeto, com a finalidade de uso social. Neste semestre, o produto será uma folhinha/calendário de 2019 —, já que a proposta é considerar a questão do tempo, relacionar o assunto com os períodos históricos no Brasil e retratá-los artisticamente por meio da criação dos alunos.

 

destaques

prev
next

A cor do personagem

O 12º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, trata sobre o lugar que o negro ocupa na literatura brasileira. Clique aqui para conferir.

A vez dos vilões

A 10ª edição da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, apresenta grandes vilões da literatura universal presentes no acervo do Vera. Clique aqui para conferir.

notícias

Exercício de cidadania
22 Out 2018
Como as pessoas votavam antigamente? Já existia a urna eletrônica ou o voto era feito...
+
De casa nova
10 Out 2017
Eu vim lá da Bahia Não sabia ler nem escrever Estou aqui no Ilha Onde eu encontro...
+
12 de março – Dia do Bibliotecário
12 Mar 2017
  Reconhecido como modelo para as escolas do Estado de São Paulo, o Sistema de Bibliotecas...
+
Casa lotada na apresentação do Grupo de Teatro do Ensino Médio
19 Mai 2016
Na noite de 3 de maio, o Grupo de Teatro Vera Cruz encerrou a temporada da peça Ópera...
+
Recorde de leitura nas férias
24 Ago 2015
O Sistema de Bibliotecas Vera Cruz divulgou o resultado do evento Leitura de Férias, realizado...
+
Assembleia Legislativa homenageia Cynira Stocco Fausto
22 Jun 2015
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou uma homenagem a Cynira, fundadora da...
+
Nota de falecimento de Sonia Bracher
01 Abr 2015
Ontem o Vera Cruz perdeu uma de suas fundadoras, Sonia Maria Sawaya Botelho Bracher.  Sensível,...
+
acontece no Ilha de Vera Cruz
comunidades do Ilha de Vera Cruz

alunos

ex-alunos