Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
O Informativo do Ilha de Vera Cruz reúne as principais notícias do programa de alfabetização de jovens e adultos do Vera, mantendo o público sempre atualizado e por dentro das atividades que movimentam o projeto. Confira as notícias desta edição:

Ilha de Vera Cruz na Festa Junina 2013


O projeto comunitário, Ilha de Vera Cruz, participa há sete anos da Festa Junina da Escola Vera Cruz com a barraca “Belezuras & Gostosuras”. Nesse ano não vai ser diferente! Mas, para isso, precisamos da sua colaboração. A barraca precisa de prendas que podem ser as mais variadas, tais como brinquedos, roupas, móveis, objetos de decoração, alimentos etc.
Todas as doações devem ser encaminhadas aos cuidados de Fábio Teixeira para a Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina.

Assim como nos últimos anos, a renda do Grande Arraial será revertida para o Ilha de Vera Cruz. Em 2012, a arrecadação obtida foi de aproximadamente R$35.000,00 e com esse valor o Ilha conseguiu preparar os materiais didáticos para os alunos e viabilizar saídas para atividades extraclasse.

Contamos com a sua colaboração e com a sua presença na festa!

Para saber como doar para festa ou sobre outras formas de colaboração com o projeto, escreva para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Coordenadora do Ilha participa do ICLOC


No dia 18 de maio de 2013, o Ilha de Vera Cruz esteve presente no V Congresso Práticas na Sala de Aula ICLOC, representado por sua coordenadora, Jussara Ferreira Paim, que foi convidada para mediar uma sessão com três apresentações de trabalhos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jussara teve importante papel ao liderar as discussões sobre os trabalhos com leitura, gêneros textuais e linguagens artísticas na EJA. “Foi uma experiência rica de compartilhamento de experiências. Eu me identifiquei com os outros grupos, pois os desafios são bem parecidos. É muito importante ter acesso a outras formas de abordagem para o mesmo desafio, e lá pudemos entrar em contato com uma grande variedade de estratégias no trabalho com educação de jovens e adultos”, declara.

O congresso, promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, é um importante encontro sobre educação realizado em São Paulo. Neste ano, participaram 122 instituições de ensino. “A experiência representou para mim uma clareza de como o trabalho pedagógico do Ilha de Vera Cruz é sólido e bem fundamentado”, finaliza Jussara.
O Ilha de Vera Cruz já recebeu novo convite para contar sua experiência de classe multisseriada na edição 2014 do evento.

Conheça os trabalhos apresentados, na sessão mediada pelo Ilha de Vera Cruz:

Ler é viver – a deliciosa interação entre literatura, conversê e produção literária, apresentado por Marina Bueno Cardoso e Célia Marina Lopes Pessoa, da Escola Lourenço Castanho, São Paulo/SP.

Tá reclamando por quê? – apresentado por José Roberto Lemos e Isaac Braga Filho, do SESI, São Carlos/SP.

Tecendo literatura – apresentado por Deise Aparecida Delgato, da EMEJA Clarice Lispector, Mauá/SP.

Trabalho do Ilha de Vera Cruz é tema de filme


O programa de alfabetização Ilha de Vera Cruz chamou a atenção de uma aluna da Faculdade de Jornalismo da Universidade de São Paulo (USP). Júlia Tami está no último ano do curso e quando instigada a realizar um documentário como atividade avaliativa, a ideia de elaborar um filme sobre alfabetização de adultos veio a sua cabeça. E ela não teve dúvidas em procurar o Ilha.

A proposta da estudante é tratar sobre o tema a partir da perspectiva dos alunos que passam pelo processo de alfabetização. Para isso, ela entrevistará alguns alunos do Ilha de Vera Cruz, que contarão suas experiências e as dificuldades encontradas no processo de alfabetização.

O projeto também prevê que os participantes tenham acesso ao processo de edição dos vídeos e possam descobrir na prática como funciona a criação de um material audiovisual.
Para a coordenadora do Ilha, Jussara Ferreira Paim, o compromisso do projeto é com a aprendizagem dos alunos e, por isso, sempre que possível, o Ilha abre as portas para universitários em processo de formação, entendendo que uma escola sempre será um espaço de produção de conhecimento.

“Como uma boa parceria, em que todas as partes ganham algo com a relação, esse projeto mapeia a visão dos adultos alfabetizados sobre seu processo de aprendizagem, possibilita que os universitários se aproximem dessa realidade e ainda favoreça o contato dos alunos do Ilha com esse universo de criação e elaboração de materiais audiovisuais”, conclui Jussara.
 

destaques

prev
next

2019: Ano Internacional das Línguas Indígenas

Saiba mais sobre o Ano Internacional das Línguas Indígenas  no 14º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz.

 

notícias

Exercício de cidadania
22 Out 2018
Como as pessoas votavam antigamente? Já existia a urna eletrônica ou o voto era feito...
+
De casa nova
10 Out 2017
Eu vim lá da Bahia Não sabia ler nem escrever Estou aqui no Ilha Onde eu encontro...
+
12 de março – Dia do Bibliotecário
12 Mar 2017
  Reconhecido como modelo para as escolas do Estado de São Paulo, o Sistema de Bibliotecas...
+
Casa lotada na apresentação do Grupo de Teatro do Ensino Médio
19 Mai 2016
Na noite de 3 de maio, o Grupo de Teatro Vera Cruz encerrou a temporada da peça Ópera...
+
Recorde de leitura nas férias
24 Ago 2015
O Sistema de Bibliotecas Vera Cruz divulgou o resultado do evento Leitura de Férias, realizado...
+
Assembleia Legislativa homenageia Cynira Stocco Fausto
22 Jun 2015
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo prestou uma homenagem a Cynira, fundadora da...
+
Nota de falecimento de Sonia Bracher
01 Abr 2015
Ontem o Vera Cruz perdeu uma de suas fundadoras, Sonia Maria Sawaya Botelho Bracher.  Sensível,...
+
acontece no Ilha de Vera Cruz
comunidades do Ilha de Vera Cruz

alunos

ex-alunos