Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Prática coletiva
31 Jan 2017

 A equipe pedagógica da Escola Vera Cruz se reuniu na sexta-feira, 27 de janeiro, para o seminário Momentos 2016 – Conhecer para se reconhecer. O encontro, que acontece anualmente desde 2009, reúne todas as unidades da Escola e busca propiciar um ambiente de troca entre os diversos atores que compõem a Educação Básica oferecida pela Instituição.

Durante a abertura, a diretora pedagógica do Vera, Regina Scarpa, ressaltou a importância do evento, lembrando a proposta de sua idealizadora, Stella Mercadante. “Ela pensou em um espaço de troca entre as unidades que pudesse socializar todas as experiências enfrentadas pela equipe; um espaço de diálogo entre nós”.

Sob o tema “A forma com-forma”, o grupo do Ensino Fundamental iniciou as apresentações falando sobre a provocação feita aos educadores do 3º ao 5º ano para uma mudança na configuração dos laboratórios de informática. “Nossa reflexão propôs uma mudança muito maior do que apenas uma reforma física do espaço. Convidamos a todos para pensar sobre o que é um ambiente de aprendizagem”, explicou o grupo.

A criação de novos ambientes que pudessem acolher a diversidade da escola também permeou a discussão trazida pelo G5, 1º e 2º ano. Com o tema “Provocar mudanças – mudanças que provocam”, o grupo mostrou que pequenas alterações na sala de aula – pufes e almofadas no lugar de algumas mesas e cadeiras com lugares fixos, por exemplo – transformaram a percepção dos alunos e a dinâmica da aula.

E se os alunos fossem convidados a ser detetives da Língua Portuguesa? Foi com essa proposta que professoras do 7º ano estimularam o olhar investigativo dos jovens para o texto e para a análise linguística, promovendo o protagonismo e um novo olhar para a disciplina.

Já que o assunto é língua, as educadoras do Inglês falaram sobre o uso da tecnologia na promoção da autonomia e autoria dos alunos em classes heterogêneas. “Essa experiência mudou o nosso olhar. Agora sabemos que ter incertezas também é positivo e que a descentralização do ato de aprender, o aprender junto, é bastante proveitoso em sala”.

O papel da narrativa no processo de aprendizagem foi a questão trazida pelas equipes da Educação Infantil e do Ensino Médio. Juntas, educadoras dos dois níveis trouxeram uma apresentação que ligou as pontas entre os anos iniciais e finais da Educação Básica. No caso da EI, foi relatada uma experiência realizada com sons; do EM, a importância da narrativa para aprendizagem das funções matemáticas.

No encerramento, o diretor geral, Heitor Fecarotta, parabenizou todos os participantes e o engajamento de cada um para os trabalhos realizados ao longo do ano, fazendo referência à frase citada no convite do evento: “Há um coletivo se fazendo com a pesquisa, há uma pesquisa se fazendo num coletivo: variáveis em conexão, vidas que emergem e criam uma prática coletiva”. E, num clima de muita descontração, todos se juntaram em uma orquestra corporal liderada por André Hosoi,  professor de Música do 9º ano, destacando, na diversidade, a harmonia do coletivo.

 

destaques

prev
next

A cor do personagem

O 12º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, trata sobre o lugar que o negro ocupa na literatura brasileira. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Matemática das flores
13 Dez 2018
  O que um simples vaso de flores tem a ver com a Matemática? Inspirada pelo projeto Fotografias...
+
Uma garota apaixonada por um sapo e outras histórias
12 Dez 2018
Inspirados por seus poemas preferidos, os alunos da 1ª série do EM foram desafiados a criarem...
+
Quando texto e imagem se complementam
11 Dez 2018
“Seu sonho era ser ilustradora?”; “Como é o processo de criação...
+
Experiência filosófica na tela
06 Dez 2018
Elaborar uma proposta de transformação utópica de aspectos da vida social contemporânea...
+
Ideias para uma sociedade mais democrática
05 Dez 2018
  Homofobia, descriminalização do aborto, cotas raciais, refugiados, legalização...
+
Sobre contos e artigos de opinião
04 Dez 2018
Na quarta-feira, dia 28 de novembro, um sarau de apresentação das produções...
+
Da inspiração à criação
03 Dez 2018
  “Durante esse processo, percebemos como a poesia e as narrativas podem nos levar a mundos...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 06/08 a 30/08: Book Festival – Grades 2 a 5
  • 25/08: Sábado de Encontros – G3
  • 12/09 a 14/09: Acampamento 2º ano
  • 15/09: Quermesse Feito por Nós
  • 22/09: Sábado de Encontros  G4
  • 22/09: Drama Festival  7º e 9º ano
  • 22/09: Festivera: capoeira
  • 28/09: Festivera: dança
  • 29/09: Sábado Literário  1º ano
  • 06/10: Simulado - EM
  • 06/10: Drama Festival  6º e 8º ano
  • 06/10: Sábado de Encontros  G2
  • 20/10: Sábado de Encontros – G1
  • 20/10: Escola Aberta  7º ano
  • 24/10 a 26/10: Acampamento  5º ano
  • 27/10: Festivera: torneio esportivo
  • 29/10 a 01/11: Halloween – Grades 1 a 5
  • 10/11: Escola Aberta  4º ano
  • 10/11: Abertura da Exposição Ateliê – G1 ao G4
  • 24/11: Abertura da Exposição Ateliê – G5, 1º e 2º ano
  • 24/11: Mostra – 8º ano
  • 01/12: Despedida – 2º ano
  • 01/12: Pintura do muro – 9º ano
  • 08/12: Encerramento – 5º ano
  • 12/12: Formatura – 9º ano
  • 13/12: Formatura – 3ª série do EM