Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Lugar de permanência
11 Nov 2019
 “O que você traria em uma viagem como essa, que coubesse apenas em um caixote?”, perguntou aos alunos a professora Ana Carolina Petreche, enquanto parte da turma do 5º ano A observava o mural com fotos dos diferentes momentos de chegada na Hospedaria do Brás. “Eu traria roupas, memórias da minha cidade e da minha família – fotos, cartas, pinturas”, respondeu a aluna Fernanda Liberman Salfatis. E acrescentou, lembrando: “Naquela época, ainda não tinha celular, nem dava pra fazer vídeo, então não tinha muito como trazer um áudio, por exemplo. Se fosse hoje, eu traria um vídeo ou um áudio – pra eu me lembrar dos meus pais e da minha casa”.
 

Ao mesmo tempo que exploravam os diferentes ambientes da exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”, as turmas do 5º ano conheceram, entre os dias 22 e 31 de outubro, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Sediado no prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, o local preserva a memória daqueles que chegaram ao Brasil trazendo os sonhos de uma vida melhor.

 

“Muitas pessoas que já não tinham mais condição de permanecer em seus países de origem – por conta da guerra ou devido às condições financeiras – e escolheram a cidade de São Paulo como novo lar. O museu representa esse local que, entre 1886 e 1888, recebeu um grande número de italianos, alemães, portugueses e espanhóis. Estudamos esse deslocamento populacional e as marcas que esses imigrantes deixaram na cidade de São Paulo”, explicou a professora Katia Frazão, do 5º ano F.

 

Durante a visita, os alunos conheceram, em ambientes interativos e espaços de imersão (como a sala que recria um dormitório), histórias orais e escritas contadas por imigrantes, objetos usados no cotidiano e vídeos que mostram o início da diáspora humana. “Achei interessante ver as camas, saber como era naquele tempo”, disse Lucas Saraiva, do 5º F. Para a colega da turma, Luisa Ayres Garnero Adas, ver a reprodução de uma carta no teto foi um dos pontos marcantes: “A gente conseguiu entender como era cara uma viagem naquela época”. Luiza Costa Hipólito, da turma A, se lembrou da história de uma pessoa que contou que foi fácil arrumar a bagagem “porque ela já tinha perdido tudo na guerra, então não teve o que trazer”.

 

Veja como foi e o que eles viram por lá na nossa página do Facebook.

 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Roda d´água
24 Jan 2020
No Verinha, as crianças do 1º ano das professoras Paula e Sofia construíram uma parede...
+
Passagem Grupo 4
22 Jan 2020
 Prestes a concluírem o ciclo na Unidade Alvilândia, as crianças do Grupo 4...
+
Preparativos para o ano letivo
21 Jan 2020
Começou hoje a venda de material e a Troca Solidária! As famílias podem retirar...
+
Boas-vindas
21 Jan 2020
 Café de boas-vindas a toda a equipe do Ensino Fundamental, no Verão. O ano letivo...
+
Corpo terra
21 Jan 2020
 Durante a pesquisa do Grupo 5 das professoras Cristiane e Marcella, sobre o encontro entre São...
+
Corpo caminho
16 Jan 2020
“Uma estrada que se mexe!”, falou João Pedro.  O ambiente externo nos convida...
+
Mistérios do cosmos
13 Jan 2020
 Como surgiu o espaço? Como acontece o eclipse? Se a Lua desaparecer, não vai mais...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge