Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Equipe do Vera no "Joca"
13 Set 2019
 Na quinta-feira, dia 22 de agosto, Gustavo Tanareli e Paula Dellaquila, professores do 3º e 5º ano do Vera, respectivamente, participaram do evento O Joca na Escola: Troca de Boas Práticas no Ensino Fundamental. Promovido pelo “Joca”, portal de notícias para jovens e crianças, o evento reuniu professores e coordenadores pedagógicos, que falaram sobre o uso do jornal em suas práticas de sala de aula. 

No Vera, a leitura de jornal é incentivada a partir do 3º ano, quando os alunos são apresentados ao “Joca” para tomarem mais contato com a estrutura do meio de comunicação impresso.  Atividades como as rodas de jornal têm a intenção de aproximar os alunos desse tipo de publicação, incentivando-os a explorarem e recorrerem ao jornal, movidos pela curiosidade e pelo desejo de acesso à informação. 

No 4º ano, a leitura do jornal passa a ser semanal, e os alunos têm o desafio de escrever notícias e fazer entrevistas. Um dos exercícios práticos das turmas aconteceu na quarta-feira, dia 28 de agosto, quando organizaram uma entrevista coletiva com o repórter e apresentador da “TV Globo” Alan Severiano. 

Para Lorena N., aluna do 4ºB, a leitura ajuda a saber mais: “Quando a gente lê jornal, fica sabendo sobre o que está acontecendo”. Seu colega de classe, Enrico, acha que a leitura do “Joca” ajuda a aprender como se faz uma notícia. “Ler esse e outros veículos confiáveis nos ajuda a construir nossa própria opinião sobre as coisas.” 

A partir do 5º ano, a leitura de jornais é ampliada para outros veículos, além do “Joca”, como a “Folha de S.Paulo”, o “Estadão” e o “Nexo”. Aqui, as rodas de jornal possibilitam a formação de cidadãos bem informados, com chance de compreender, de maneira mais profunda, as informações em cada notícia, além de exercitarem a capacidade de argumentação consistente, a partir do próprio ponto de vista. 

Carla Ronco, professora coordenadora vertical de Língua Portuguesa, explica que, mesmo sendo um jornal com linguagem acessível para a faixa etária, o “Joca” não é um veículo que poupa as crianças dos fatos reais. “Ele cobriu as eleições no ano passado e, agora, está falando sobre as queimadas na Amazônia. Os temas discutidos pelos adultos chegam para as crianças de uma forma que elas conseguem entender, e têm proporcionado discussões bastante ricas em sala de aula.”

 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Corpo caminho
16 Jan 2020
“Uma estrada que se mexe!”, falou João Pedro.  O ambiente externo nos convida...
+
Mistérios do cosmos
13 Jan 2020
 Como surgiu o espaço? Como acontece o eclipse? Se a Lua desaparecer, não vai mais...
+
Mistérios do movimento
08 Jan 2020
Ao encontrarem o movimento, o outro e diferentes materialidades, as crianças do Grupo 5, das professoras...
+
Cinema para pensar
03 Jan 2020
 As turmas da 1ª série do Ensino Médio organizaram, no final de novembro, a 7ª...
+
Reencontro
27 Dez 2019
 Final de ano é época de confraternização e, em dezembro, o Vera abriu...
+
História coletiva
27 Dez 2019
“Tinha princesas que estavam indo para o baile. A gente procurou o baile num vilarejo que era muito...
+
O desenho e suas conexões
26 Dez 2019
 Para dar continuidade ao projeto com desenho e ampliar as referências sobre essa linguagem,...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge