Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Por dentro da notícia
13 Set 2019
 “Como os repórteres descobrem o acontecimento que vai virar uma notícia?”; “Qual é sua rotina de trabalho?”; “Você já esqueceu o que dizer no momento da entrevista?”. Essas foram apenas algumas das muitas dúvidas e curiosidades levantadas pelas seis turmas do 4º ano, durante a entrevista coletiva com o repórter e apresentador da “TV Globo” Alan Severiano.
 
Os alunos, divididos entre repórteres e fotógrafos, explicaram a Alan um pouco mais sobre o projeto Notícias, elaborado na série. Bem preparados, eles mostraram conhecimento a respeito do tema e questionaram Alan acerca de termos como fake news, pirâmide invertida e lide – jargões comuns ao meio jornalístico.
 
“Gostei de saber como identificar uma notícia falsa”, falou Lorena N., aluna do 4º B; Maia, sua colega de turma, perguntou ao jornalista se ele já havia entrevistado pessoas com opiniões políticas diferentes das suas; Enrico achou interessante saber sobre as escolhas profissionais do jornalista. “Ele queria ser engenheiro, mas virou jornalista. As pessoas podem mudar de opinião.”
 
Aluno do 4º C, Enrico Rocha conta que ficou nervoso ao perguntar sobre o esquema da pirâmide invertida. “Eu aprendi um pouco mais sobre o jeito de entrevistar e também sobre o gênero textual jornalístico”. Da mesma forma, o aprendizado valeu para seu colega de turma, Felipe Fonseca, que gostou da experiência de entrevistar alguém que, geralmente, desempenha o papel oposto: “Foi diferente para mim, e acho que para ele, também”.
 
Para Alan Severiano, foi muito interessante perceber como os alunos se prepararam para a entrevista. “Isso acaba sendo um ponto comum entre as crianças e os jornalistas: essas criatividade e curiosidade absurdas sobre todos os assuntos”, destacou. Pela primeira vez no papel de entrevistado, o jornalista destacou o nervosismo e a emoção no contato com as crianças, colegas de classe de sua filha. “Eu tinha curiosidade em saber o que vocês pensavam sobre o jornalismo.”
 
Agora, os alunos farão a transcrição da entrevista e a edição do texto, em formato pingue-pongue, de perguntas e respostas. “A vinda do Alan proporcionou um exercício real para as turmas. Como ele é jornalista, a experiência colaborou para o desenvolvimento do próprio projeto, uma metalinguagem”, afirmou a professora da turma, Paula Takada.
 
Parte integrante do projeto jornalístico do nível 2, elaborado pela área de Língua Portuguesa, a entrevista com Alan Severiano faz parte das atividades das turmas no campo de atuação jornalístico/midiático, uma das áreas previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Corpo caminho
16 Jan 2020
“Uma estrada que se mexe!”, falou João Pedro.  O ambiente externo nos convida...
+
Mistérios do cosmos
13 Jan 2020
 Como surgiu o espaço? Como acontece o eclipse? Se a Lua desaparecer, não vai mais...
+
Mistérios do movimento
08 Jan 2020
Ao encontrarem o movimento, o outro e diferentes materialidades, as crianças do Grupo 5, das professoras...
+
Cinema para pensar
03 Jan 2020
 As turmas da 1ª série do Ensino Médio organizaram, no final de novembro, a 7ª...
+
Reencontro
27 Dez 2019
 Final de ano é época de confraternização e, em dezembro, o Vera abriu...
+
História coletiva
27 Dez 2019
“Tinha princesas que estavam indo para o baile. A gente procurou o baile num vilarejo que era muito...
+
O desenho e suas conexões
26 Dez 2019
 Para dar continuidade ao projeto com desenho e ampliar as referências sobre essa linguagem,...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge