Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
História revisitada
05 Set 2019
 O contato dos europeus – portugueses, espanhóis e ingleses – com os povos ameríndios, durante o processo colonizador, foi tema de estudo do 2º trimestre das turmas do 8º ano, na disciplina de Ciências Humanas.

A exposição “América e os americanos”, montada no pátio coberto do Verão, apresentou o resultado de um mês de pesquisa e produção dos alunos. Em 16 painéis de cinco metros, os grupos explicaram, com ilustrações e textos, o processo de colonização da América.

Para Luiza Melo, aluna do 8º D, o projeto tem um caráter reflexivo, já que cada um pode olhar a história e tirar suas próprias conclusões a respeito dos fatos. “É muito interessante pensar como a gente ainda tem uma cultura muito etnocêntrica, já que vários livros trazem os europeus como conquistadores da América. Mas será que foi conquista ou invasão?”.

O debate de opiniões foi, na visão da aluna Clara Vignola, um dos grandes ganhos do projeto. “Tem gente que acha os europeus ‘vencedores’; tem gente que acha que não. Então, foi um debate de opiniões, mesmo. A gente saía da Escola com a cabeça cheia, pensando sobre esse pré-conceito que temos com os índios, em muitos casos”.

Mas como transportar todas as ideias para o painel e fazer com que os visitantes da exposição também façam suas próprias interpretações?

“Tivemos muita autonomia. Uirá [Fernandes, professor de Ciências Humanas], pediu a pesquisa e ficamos livres para criar”, contou Luca Rivelino. A proposta da atividade, segundo ele, mudou a própria visão sobre os fatos históricos: “Os europeus se sentiam superiores a outros povos, tratando-os como primitivos e não humanos, sem religião”.

Além do objetivo pedagógico, que foi “aprofundar o estudo da História, deslocando a centralidade eurocêntrica do nosso currículo”, Uirá destaca outros méritos do projeto. “Para a confecção dos painéis, os alunos exerceram diferentes funções dentro do grupo – coordenadores, pesquisadores e criadores – e puderam deparar com suas qualidades e dificuldades no trabalho coletivo.”

Veja, na nossa página do Facebook, o vídeo com um pouco do registro dos alunos sobre o processo de produção dos painéis. 

 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Formação em tecnologias digitais
04 Ago 2020
 Profissionais da equipe pedagógica da Escola e do Instituto esquentaram os motores para...
+
Invenção extra
27 Jun 2020
 Durante o período de aulas online, o espírito “maker” das turmas do 3º...
+
Linhas ao redor
24 Jun 2020
 “Olhe ao seu redor, repare. [...] As linhas podem ser escandalosas, mas elas podem também...
+
Dias de arte
23 Jun 2020
 Cinco dias para comemorar a linguagem universal que une invenção, fantasia, expressão,...
+
Vai ter canjica, sim!
22 Jun 2020
 Há tempos, a canjica do professor Marcos Luiz é uma tradição nas reuniões...
+
Em boa companhia
22 Jun 2020
 A última edição do podcast do “Observatório Leopoldina”...
+
Memórias online
19 Jun 2020
 Os encontros com profissionais e especialistas que enriquecem as aprendizagens em sala de aula...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge