Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Igualdade de direitos – e deveres
16 Ago 2019
 
A turma do 5º ano C, das professoras Simone Pignatari e Paula Dellaquila, teve uma aula diferente na tarde de quinta-feira, dia 8 de agosto. Para dar continuidade aos estudos sobre os direitos humanos – iniciados em abril, na visita à exposição do artista Otávio Roth – os alunos receberam a Dra. Viviane Ceolin Dallasta Del Grossi e o Dr. Rafael Tavares Simão, representantes da Defensoria Pública da União que trabalham com a temática dos direitos humanos.
 
“O que é dignidade?”, perguntou Viviane aos alunos logo no começo do encontro. Depois de falar um pouco sobre a história dessa palavra, ela conversou com a turma sobre alguns exemplos de situações em que os homens são privados de seus direitos fundamentais, como saúde, educação, moradia, alimentação etc. “Para que esses direitos possam ser assegurados à população, foi preciso colocá-los no papel: é a Declaração dos Direitos Humanos”, explicou.
 
Foram muitas as reflexões e questionamentos levantados pela turma durante o bate-papo: “E se uma pessoa precisa de um remédio e não tem dinheiro para comprar?”; “Se a pessoa não tem dinheiro, ela rouba por necessidade”; “Alguns têm muito, e outros não têm nada. Por que isso acontece?”; “Qual a diferença entre preconceito e discriminação?”; “Gays e lésbicas têm os mesmos direitos que todos. Estão no papel, também”; “Nosso governo atual reconhece todos os direitos dos seres humanos?”.
 
Para Rafael, a conversa superou as expectativas: “Eu saio bastante empolgado e acreditando no potencial desses encontros com crianças para a formação de direitos humanos, porque é na base que elas precisam adquirir esses conhecimentos”. Viviane acredita no poder transformador do conhecimento repassado na aula e salientou o alto nível da discussão: “Este é o momento em que elas podem refletir muito sobre as capacidades e os potenciais que têm para ajudar na construção de um mundo melhor”.
 
Os alunos saíram entusiasmados e felizes do encontro. “A gente queria se aprofundar no assunto e não sabia como. Agora, tiramos nossas dúvidas”, contou Maria Nogueira Zerbini Lacombe Franco. Beatriz Cravo Ornelas Forganes e Gabriela Assumpção Meirelles Ferreira compartilharam das mesmas impressões: “Aprendemos muitas coisas novas, e a aula foi bastante divertida”. Cecília Akemi Beltrame Maronna achou a visita muito importante, “já que tratamos de um assunto muito sério: o problema grave de violação dos direitos humanos, da desigualdade, do racismo e do preconceito que temos no País”, disse.
 
Durante a conversa, os profissionais ainda tiraram algumas dúvidas dos alunos sobre o trabalho na Defensoria Pública. Viviane e Rafael são autores de um projeto, elaborado pela Defensoria Regional de Direitos Humanos, que levará a temática para discussão em sala de aula, em escolas particulares e públicas da capital paulista. No Vera, o encontro piloto aconteceu por iniciativa de Maíra Abrão, que também faz parte da equipe de profissionais do órgão e é mãe do aluno Gabriel Seabra.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Formação em tecnologias digitais
04 Ago 2020
 Profissionais da equipe pedagógica da Escola e do Instituto esquentaram os motores para...
+
Invenção extra
27 Jun 2020
 Durante o período de aulas online, o espírito “maker” das turmas do 3º...
+
Linhas ao redor
24 Jun 2020
 “Olhe ao seu redor, repare. [...] As linhas podem ser escandalosas, mas elas podem também...
+
Dias de arte
23 Jun 2020
 Cinco dias para comemorar a linguagem universal que une invenção, fantasia, expressão,...
+
Vai ter canjica, sim!
22 Jun 2020
 Há tempos, a canjica do professor Marcos Luiz é uma tradição nas reuniões...
+
Em boa companhia
22 Jun 2020
 A última edição do podcast do “Observatório Leopoldina”...
+
Memórias online
19 Jun 2020
 Os encontros com profissionais e especialistas que enriquecem as aprendizagens em sala de aula...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge