Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
O tempo e suas diferentes representações
08 Abr 2019
 
Na entrada do 2º andar, apontando para a parede repleta de retratos, os alunos arriscavam palpites: “Olha, aquela deve ser a Renata”; “E aquele ali no meio deve ser o Fábio”. Em visita ao Museu da Casa Brasileira, na terça-feira, dia 26 de março, a turma do 3º ano F conheceu um pouco mais da história de Fábio da Silva Prado, prefeito da cidade de São Paulo entre os anos de 1934 e 1938, e sua esposa, Renata Crespi da Silva Prado. A saída, promovida pela área de Estudos Sociais durante o mês de março, com as seis turmas do 3º ano, integra a temática de trabalho do 1º trimestre da série, focada na contagem e representação do tempo.
 
Na exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” os alunos viram móveis, objetos e fotografias que retratam as origens e o cotidiano do casal, mostrando os costumes da época e a expressiva atuação dessas duas figuras na história da cidade. “Eles usavam talheres com ouro. Só pessoas muito ricas deviam ter isso!”, observou uma das alunas diante da coleção de pratos e talheres banhados a ouro e repleto de detalhes. Outra criança, olhando a velha escada utilizada na biblioteca, completou: “Olha o tamanho da escada! Acho que isso ainda deve existir, mas só em bibliotecas muito grandes e antigas”.
 
Como fazíamos sem...
...móveis? Vaso sanitário? Na mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” os alunos interagiram com mobiliários e outras peças confeccionadas em madeira, muitas feitas a partir de espécies de árvores praticamente extintas atualmente.
Nesse espaço, a turma foi convidada a observar uma batedeira de manteiga do século 19, feita de roda d´água em pinho, com pinos de madeira. No caderno de campo, os alunos desenharam o objeto e refletiram sobre os usos do utensílio doméstico antigo comparado aos existentes hoje em dia. Para que ele era utilizado? Como funcionava? De que material era feito?
 
“Na Escola, pedimos que cada aluno fizesse uma entrevista com um familiar para saber o que eles usavam no passado e porque aquele determinado objeto teria caído em desuso. Foi muito interessante ver a curiosidade de algumas crianças diante de máquinas de escrever e caixinhas de música antigas, resgatadas por bisavós”, conta a professora Renata Vasques.
Pelo salão repleto de objetos antigos e fotografias de casas brasileiras dos mais diferentes tipos, os alunos depararam com oratórios, cabeceiras de camas, poltronas e até mesmo com uma cadeira sanitária. “Pra que serve esse oratório? Onde ele ficava, nas casas?”; “As pessoas faziam xixi aí nessa cadeira antigamente?”, perguntavam curiosos aos educadores do Museu. 

Veja as fotos...
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Material escolar e uniformes

Acesse aqui o sistema de venda online de material escolar e uniformes. Antes de efetuar sua compra, lembre-se: é provável que seu/sua filho/a reutilize boa parte do seu próprio material no ano que vem. Consulte a relação de pastas e fichários utilizados em cada série neste link.

 

 

 

notícias

Por que poesia?
19 Mai 2020
 “Por que poesia?” foi a provocação feita ao grupo composto por três...
+
Enigma das rachaduras
15 Mai 2020
Quantas formas existem escondidas entre as linhas das palmas das mãos? Inspirados na obra do artista...
+
Heróis que se movem
14 Mai 2020
 Qual é a criança que não gosta de brincar com bonecos de herói articulados?...
+
Jogo das sombras
12 Mai 2020
 “As sombras variam de onde o objeto ou o ser vivo está; se o Sol está à...
+
Pingos da Escola – grupo Furunfunfum
12 Mai 2020
 O grupo Furunfunfum é a sugestão de hoje do "Pingos da Escola" –...
+
Intercâmbio cultural
11 Mai 2020
A recordação trazida, recentemente, por Paulo Padilha, professor de Música do Ensino...
+
Hora de discutir a alimentação
08 Mai 2020
“A ideia era manter o vínculo das crianças com o projeto [do Vera], e a alimentação...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 21, 22, 23/01: Venda presencial de material e uniforme
  • 21/01: Reunião de pais – G1 manhã / G2 manhã / G4 tarde
  • 22/01: Reunião de pais – G1 tarde / G2 tarde / G4 manhã / G5 manhã / 1º ano manhã (alunos novos)
  • 23/01: Reunião de pais – G3 manhã / G5 tarde / 1º ano tarde (alunos novos) / 3º ano
  • 27/01: Reunião de pais – G3 tarde
  • 02/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge