Facebook
Esqueci a senha

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Comunidade leitora
22 Out 2018

Da Educação Infantil ao Ensino Superior, o Vera Cruz possui bibliotecas muito bem equipadas em todas as suas unidades. Fruto de um trabalho que se renova e se supera a cada ano, o Sistema de Bibliotecas Vera Cruz reúne, aproximadamente, 50 mil títulos, e é reconhecido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia como modelo para as escolas do Estado de São Paulo. O resultado de todo esse empenho para a formação de uma comunidade leitora se reflete no número de empréstimos: somente no 1° semestre de 2018, 10.154 livros foram retirados nas unidades.

Gabinete de Leitura
Além das bibliotecas direcionadas aos alunos, o Vera Cruz dispõe de um serviço voltado exclusivamente aos funcionários: o Gabinete de Leitura.

“Perseguíamos a ideia de que nossas equipes, se mais leitoras, tratariam do tema com os alunos com mais competência, convencimento e amor. No entanto, era preciso criar uma corrente que disseminasse, dentro da Instituição, o prazer pela leitura. Imagine a intenção de constituir uma comunidade de leitores: ela seria possível se não envolvesse professores, funcionários administrativos, corpo técnico? Penso que não!”, relembra Marcia do Valle Lopez, atual assessora de Língua Portuguesa da Escola e uma das idealizadoras do projeto.

À época, Marcia conta que a Unidade Praça Emília já dispunha de uma biblioteca com acervo literário, de estudo e pesquisa para alunos, mas ainda não havia nada destinado à leitura literária para os adultos, ou seja, o público de profissionais. Nascia, assim, em 1994, o Gabinete de Leitura. “O acervo inicial foi montado com livros emprestados, etiquetados a mão com o nome do dono. Ficavam em uma pequena prateleira em uma salinha escondida, mas ela existia!”. Hoje, o Gabinete – localizado em uma sala maior que tem, também, um espaço de leitura – conta com uma verba para a aquisição de literatura e atualização do acervo, além das doações.

“Anote aqui a publicação que você está retirando”
O simpático e convidativo bilhete logo na entrada da biblioteca avisa: qualquer pessoa pode entrar, escolher um livro (ou filme) e fazer a retirada – mesmo durante a ausência dos bibliotecários responsáveis pelo espaço: Sandra Salgado e Alexandre Leite. “São profissionais convictos do papel que o Gabinete desempenha e que fazem um trabalho minucioso de divulgação: levam os livros até as pessoas, recomendam, conversam sobre, adequam expectativas e promovem os empréstimos em momentos estratégicos, como férias e feriados”, afirma Marcia, ao falar sobre o serviço prestado pelos profissionais do Gabinete.

Foi em uma das ações de férias que Mariana Franco Fernandes, professora do G1, teve seu primeiro contato com o serviço oferecido pelo Gabinete. “Passei a esperar com ansiedade o projeto Leitura de Férias, com as indicações garimpadas pelos bibliotecários das unidades, além de conferir o informe com as novas publicações e frequentar o espaço, sempre que possível”, conta. E acrescenta: “Eu me sinto muito privilegiada por contar com essa possibilidade no meu local de trabalho. Antes de frequentar o Gabinete, eu já fui sócia de bibliotecas públicas, mas a comodidade de ter uma biblioteca tão grande e diversa ‘em casa’ é muito enriquecedora”.

Muitas histórias e uma só paixão: os livros
“Esteja onde estiver, estou lendo”. Maria Mercedes Rezador é professora e coordenadora de Matemática da Escola e conta que sua relação com a leitura é antiga, desde os 14 anos de idade. Como hábito, ela diz que precisa ler todas as noites, sem exceção. “E só me sinto segura se tiver três livros à mão”, conta, sorrindo, sobre seu ritual, lembrando que já devolveu dois dos três títulos recentemente emprestados. “Nas férias, eu pego oito livros. Gosto de ter opções. E não compro mais nada, nem pego emprestado de amigos: retiro tudo do Gabinete. Eles [Sandra e Alexandre] já conhecem meu perfil e fazem as indicações. Isso facilita muito pra mim.”

A paixão pelos livros também faz parte da vida de Marcia Herculano de Carvalho, que trabalha há 17 anos na Escola como auxiliar de limpeza. “Não tenho muito tempo para ler, então eu faço quando dá: no trem, no almoço, no final de semana. Nas férias, sempre pego emprestados uns três e vou renovando para terminar todos”. E acrescenta: “O Gabinete tem muitas opções de livros; quando não tem um título que você pede, eles vão lá e compram. Acho ótimo, porque não é sempre que você pode comprar tudo o que tem interesse em ler”.

Ex-aluno do Vera e hoje professor de Educação Artística, Carlos Arouca já percorreu muito os corredores do Verão e vasculhou as prateleiras da Biblioteca do Ensino Fundamental atrás de novas descobertas nos seus tempos de estudante. “Navegar nas bibliotecas era mais misterioso que na internet. Procurava histórias a partir de uma boa ilustração ou folheava, disfarçadamente, livros considerados impróprios.” Arouca soube da existência dessa biblioteca e do serviço oferecido por ela por conta das reuniões de professores. “O Gabinete fica bem ao lado do café, é só um pulinho. O atendimento é bastante afetuoso e os bibliotecários não poupam esforços para disponibilizar o que buscamos, mesmo aquilo que não faça parte do acervo”, relata.

As indicações de quem frequenta
“Mulheres que correm com lobos”, de Clarissa Pinkola Estés
“Um livro que me trouxe grandes lições. Imperdível para toda mulher, independentemente da idade.” – Cristiane Castro, secretária-geral

“Caderno de um ausente”, de João Anzanello Carrascoza
“Eu nunca consigo responder sobre livros preferidos porque tenho muitos, mas me lembrei desse, que eu sempre recomendo.” – Mariana Franco Fernandes da Silva, professora do G1

“Casagrande e seus demônios”, de Walter Casagrande e Gilvan Ribeiro 
“Uma história de superação que fala de política, rock e da ditadura.” – Marcia Herculano de Carvalho Nascimento, auxiliar de limpeza

“No país das sombras longas”, de Hans Ruesch
“Ele é antigo, é de 1950. Eu li logo que eu entrei no Vera e quero reler, porque gostei da história: de esquimó, de amor, dos costumes.” – Maria Mercedes Rezador, professora e coordenadora de Matemática

“Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo”, de Mario Magalhães
“O livro traz uma vasta pesquisa sobre um período sombrio recente da nossa história, a partir da trajetória de um homem nordestino e negro que dedicou sua vida a lutar por um país menos desigual.” – Carlos Augusto Cabral Arouca, professor especialista

Os queridinhos do Gabinete
Os dez títulos mais retirados, desde a criação do Gabinete, até hoje:

  1. A cura de Schopenhauer, Irvin D. Yalom
  2. Equador, de Miguel Sousa Tavares
  3. As brasas, de Sándor Márai
  4. O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez
  5. A distância entre nós, de Thrity Umrigar
  6. O caçador de pipas, Khaled Hosseini
  7. A menina que roubava livros, de Markus Zusak
  8. Seda, de Alessandro Baricco
  9. Minha vida de menina, de Helena Morley
  10. Casa rossa, de Francesca Marciano
 
 

destaques

prev
next

A cor do personagem

O 12º número da revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, trata sobre o lugar que o negro ocupa na literatura brasileira. Clique aqui para conferir.

Calendário 2018

Confira os calendários de 2018 da Educação InfantilEnsino Fundamental, Ensino Médio e Inglês.

Compra de material escolar e uniforme

Clique aqui para efetuar a compra de material escolar e uniforme eletronicamente.

notícias

Matemática das flores
13 Dez 2018
  O que um simples vaso de flores tem a ver com a Matemática? Inspirada pelo projeto Fotografias...
+
Uma garota apaixonada por um sapo e outras histórias
12 Dez 2018
Inspirados por seus poemas preferidos, os alunos da 1ª série do EM foram desafiados a criarem...
+
Quando texto e imagem se complementam
11 Dez 2018
“Seu sonho era ser ilustradora?”; “Como é o processo de criação...
+
Experiência filosófica na tela
06 Dez 2018
Elaborar uma proposta de transformação utópica de aspectos da vida social contemporânea...
+
Ideias para uma sociedade mais democrática
05 Dez 2018
  Homofobia, descriminalização do aborto, cotas raciais, refugiados, legalização...
+
Sobre contos e artigos de opinião
04 Dez 2018
Na quarta-feira, dia 28 de novembro, um sarau de apresentação das produções...
+
Da inspiração à criação
03 Dez 2018
  “Durante esse processo, percebemos como a poesia e as narrativas podem nos levar a mundos...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

  • 06/08 a 30/08: Book Festival – Grades 2 a 5
  • 25/08: Sábado de Encontros – G3
  • 12/09 a 14/09: Acampamento 2º ano
  • 15/09: Quermesse Feito por Nós
  • 22/09: Sábado de Encontros  G4
  • 22/09: Drama Festival  7º e 9º ano
  • 22/09: Festivera: capoeira
  • 28/09: Festivera: dança
  • 29/09: Sábado Literário  1º ano
  • 06/10: Simulado - EM
  • 06/10: Drama Festival  6º e 8º ano
  • 06/10: Sábado de Encontros  G2
  • 20/10: Sábado de Encontros – G1
  • 20/10: Escola Aberta  7º ano
  • 24/10 a 26/10: Acampamento  5º ano
  • 27/10: Festivera: torneio esportivo
  • 29/10 a 01/11: Halloween – Grades 1 a 5
  • 10/11: Escola Aberta  4º ano
  • 10/11: Abertura da Exposição Ateliê – G1 ao G4
  • 24/11: Abertura da Exposição Ateliê – G5, 1º e 2º ano
  • 24/11: Mostra – 8º ano
  • 01/12: Despedida – 2º ano
  • 01/12: Pintura do muro – 9º ano
  • 08/12: Encerramento – 5º ano
  • 12/12: Formatura – 9º ano
  • 13/12: Formatura – 3ª série do EM