Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Núcleo Comum

O currículo da Escola Vera Cruz orienta-se pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A essas orientações gerais, a Escola ainda agrega conteúdos alinhados ao conhecimento de cada uma das disciplinas, sempre contemplando as possibilidades interdisciplinares. As aulas são ministradas por professores titulados, que seguem metodologia focada na aprendizagem do aluno, apoiados numa infraestrutura atualizada de tecnologia, laboratórios, midiateca, sala de artes entre outros.

 
1ª série
2ª série
3ª série
Módulos*
Módulos*
Módulos*
Língua Portuguesa e Literatura
3
3
2
Redação
1
1
1
Inglês
2
2
 
Artes
1
1
 
Educação Física
2
2
2
Matemática
4
4
4
Física
3
3
3
Química
3
3
4
Biologia
2
2
2
História
2
2
2
Geografia
2
2
3
Filosofia
2
 
 
















(*) módulos com duração de 65 minutos
módulos de inglês com 75 minutos

Conheça a proposta de cada disciplina:

Língua Portuguesa e Literatura


Capacitar o aluno para ler e escrever textos, considerando o contexto de produção; estimulá-lo a desenvolver argumentos e estilos voltados para distintos públicos; fornecer-lhe uma visão do conjunto da produção literária de autores brasileiros e portugueses, bem como de nomes importantes da literatura mundial; e atualizar constantemente seus conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Inglês


Promover o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado e conhecer manifestações culturais de países de língua inglesa de forma a projetar um cidadão com trânsito bilíngue; possibilitar a obtenção de certificados de validade internacional.

Artes


Oferecer ao aluno a oportunidade de escolher – entre as Artes Plásticas e Visuais e Música –, uma linguagem que lhe permita apreciar obras de arte, perceber e interpretar a realidade e expressar-se.

Educação Física


Desenvolver atividades físicas e esportivas compatíveis com as potencialidades e a opção pessoal do aluno, estimulando o respeito às diferenças individuais e a valorização do esforço pessoal ou coletivo, com base em valores como disciplina, perseverança e companheirismo.

Matemática


Preparar o aluno para compreender a Ciência Matemática e seus códigos de representação, desenvolver o domínio dessa linguagem e o raciocínio lógico-matemático na resolução de problemas, e habilitá-lo para interpretar informações e construir conceitos na forma de textos, gráficos e tabelas.

Física


Desenvolver habilidades para a compreensão dos fenômenos da Física, por meio de várias linguagens, abstrações e análises de situações concretas; e exercitar a intuição e capacidade de reflexão com conceitos teóricos, estabelecendo vínculos com a História e a Filosofia da Ciência, tanto em ambiente de laboratório como em sala de aula.

Química


Introduzir o aluno na aprendizagem e sistematização dos conceitos e da linguagem formal da Química e levá-lo a reconhecer e compreender, de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos e suas relações com os sistemas produtivos, industrial e agrícola.

Biologia


Aprofundar o conhecimento do aluno sobre a estrutura da vida, desde a unidade celular até as relações existentes entre os seres e suas diferentes estratégias de sobrevivência.

História


Apresentar ao aluno a História Moderna e Contemporânea, no plano internacional e nacional, estimulando-o a analisar fontes de informação, identificar conceitos e compreender argumentos de sustentação dos processos históricos que favoreçam a identificação e a análise do momento histórico atual.

Geografia


Estimular o aluno a compreender o espaço geográfico, convidando-o a analisar a realidade contemporânea brasileira e internacional como um produto histórico e social, favorecendo a identificação dos diversos interesses e conflitos entre os agentes envolvidos.

Filosofia


Oferecer ao aluno a oportunidade do exercício filosófico no estudo dos autores clássicos, incitando-os à reflexão focada na conceituação, problematização e argumentação, com formulação de perguntas criativas e pertinentes.

 

 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Pelas ondas do feminismo

O 13º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, percorre as três ondas do pensamento feminista e destaca a biografia de mulheres que subverteram leis e costumes e lutaram por uma sociedade com mais igualdade. Clique aqui para conferir.

 

notícias

Projeto de Ciências
17 Jun 2019
  Why do plants don’t grow in the Artic? Os repórteres do 5º ano respondem...
+
História revisitada
14 Jun 2019
  Entre os dias 18 e 23 de maio, os alunos do 9º ano participaram de um Estudo do Meio nas...
+
Boas jogadas e boas risadas
14 Jun 2019
  Mais um dia com atividades especiais na Educação Física: desta vez, os alunos...
+
Contos de autoficção
14 Jun 2019
  O escritor Julián Fuks conversou com os alunos da 2ª série do Ensino Médio...
+
Lepidópteros em foco
14 Jun 2019
  Na sexta-feira, dia 10 de maio, a turma do 2º ano das professoras Silvia e Bianca visitou...
+
Integração para além do ambiente escolar
12 Jun 2019
  Três dias de muita diversão e convivência entre professores e alunos. Assim...
+
Investigações em campo
12 Jun 2019
  “De onde vem e para onde vai a água das nascentes?”; “A água...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

 
  • 16/03: Reunião de pais – 2ª série do EM
     
  • 18/03: Reunião de pais – 9º ano
     
  • 21/03: Reunião de pais - 5º ano A e D
     
  • 25/03: Reunião de pais – 8º ano
     
  • 27/03: Reunião de pais - 4º ano C e D
     
  • 03/04: Reunião de pais - 4º ano B e F
     
  • 04/04: Reunião de pais - 5º ano E e F
     
  • 04/04: Manhã de Brincadeiras – 3º ano
     
  • 06/04: Reunião de pais – 1ª série do EM
     
  • 10/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Cristiana e Marcela)
  • 10/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mirtes e Teresa)
  • 11/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Célia e Julia)
  • 11/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Viviane e Franco)
  • 11/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge
     
  • 13/04: Escola Aberta – 6º ano
     
  • 13/04: Simulado - EM
     
  • 15/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Ana Rosa e Fernanda)
     
  • 15/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mayra e Sofia)
  • 15/04: Reunião de pais do 6º ano A
     
  • 15/04: Reunião de pais do 7º ano A
     
  • 17/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Andrea e Juliana)
  • 17/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Claudia e Eloisa)
  • 17/04: Reunião de pais - 3º ano D e F
     
  • 17/04: Reunião de pais - 4º ano A e E
     
  • 17/04: Reunião de pais do 6º ano B
     
  • 17/04: Reunião de pais do 7º ano B
     
  • 22/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Palos e Nicolle)
     
  • 22/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Vanessa e Matheus)
     
  • 22/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Silvia e Bianca)
  • 22/04: Reunião de pais do 6º ano C
     
  • 22/04: Reunião de pais do 7º ano C
     
  • 24/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Patrícia e Catarina)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Thais e Tânia)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Cintia e Flavia)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila e Tais)
  • 24/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Beth e Bianca)
  • 24/04: Reunião de pais - 3º ano B e C
     
  • 24/04: Reunião de pais do 6º ano D
     
  • 24/04: Reunião de pais do 7º ano D
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – G1 (Turma da Fernanda e Ana Paula Jansons)
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Juliana e Mariah Moraes)
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Claudia e Mariana)
  • 25/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Renata e Mariana)
  • 25/04: Reunião de pais - 3º ano A e E
     
  • 28/04: Reunião de pais - 5º ano B e C
     
  • 29/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Mariah Pissarra e Thaisy)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Andrea e Rebeca)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Anielle e Mariana)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Karina e Marina)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Helena e Andrea)
  • 29/04: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Paula e Sofia)
  • 29/04: Reunião de pais do 6º ano E
     
  • 29/04: Reunião de pais do 7º ano E
     
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Zerbini e Tatiana)
     
  • 02/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Fátima e Manuela)
     
  • 02/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Simone e Luara)
  •  
  • 02/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Adriana (Nana) e Beatriz)
     
  • 02/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Andrea e Beatriz)
  • 02/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Luiza e Amanda)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Mariana e Ana Paula Paz)
     
  • 06/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Ana Paula (Paulete) e Daniela)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – G4 (Turma do André (Tato) e Adriana (Nana)
     
  • 06/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Mildre e Priscila)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Daniela e Leticia)
  • 08/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Nathália e Sofia)
     
  • 08/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Julia e Adriana)
     
  • 08/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Flavia e Camila)
  • 18/05 a 23/05: Estudo do Meio – 9º ano
     
  • 22/05 a 24/05: Estudo do Meio – 6º ano
     
  • 25/05: Simulado - EM
  •  
  • 27/05 a 31/05: Semana de oficina de construção de prendas - G1 ao G4
  •  
  • 29/05 a 31/05: Acampamento – 4º ano
     
  • 08/06: Sábado de Encontros – G5
     
  • 08/06: Grande Arraial Vera Cruz
     
  • 15/06: Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
     
  • 16/06: Festa Junina – G1 ao G4
     
  • 28/06: Festa Junina – 3º ao 5º ano
  •  
  • 07/10 a 10/10: Celebração da Infância - G1 ao G4