Facebook

Para recuperar a sua senha informe o seu e-mail:

A área restrita do site permite à:

Secretaria Virtual: documentos protegidos, álbuns de fotos e vídeos

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Áreas curriculares 

O currículo está organizado por áreas que integram os conteúdos adequados para uma aproximação significativa dos conceitos e métodos das ciências que as compõem. A presença de assessores – especialistas encarregados de conduzir a linha conceitual e metodológica das áreas curriculares - garante a continuidade nos diversos anos escolares. Querer aprender e se instrumentalizar para continuar aprendendo ao longo da vida é o foco que determina o planejamento de cada área.

Do 1º ao 9º ano, estão presentes as seguintes áreas:

Arte


A área de Arte considera as linguagens de Música, Artes Visuais e Teatro. Tem como foco a produção do aluno (a exploração, o conhecimento e a representação nas diferentes linguagens), articulada com a apreciação estética, no contato com as manifestações culturais.

Exposições e apresentações sistemáticas das produções dos alunos, a constante socialização de seus processos do fazer artístico, a seleção cuidadosa de visitas a museus, exposições e espetáculos, são recursos que possibilitam um aprendizado amplo e significativo das inúmeras possibilidades de representações simbólicas, manifestações artísticas e culturais produzidas pelo homem, em diferentes contextos históricos.


Ciências


A área de Ciências integra conceitos estruturantes de matéria, energia, transformação, vida. Esses conceitos, essenciais para a construção do pensamento científico, fundamentam e promovem um agir consciente e responsável, construindo a reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Combinar leitura, observação, experimentação, discussão e registro é a marca metodológica da área, que se organiza com diferentes materiais e recursos pedagógicos, proporcionando diferentes aproximações do fazer e pensar científicos.


Educação Física


A área de Educação Física objetiva a saúde e o gosto pelo esporte e pela atividade física. Privilegia o conhecimento de si e a comunicação com o outro por meio do trabalho com o corpo. A polivalência esportiva - que contempla a recreação, os esportes individuais, os esportes coletivos e o trabalho rítmico - é meio e objetivo para a formação de um aluno que tem consciência das suas competências e busca continuamente a sua superação, contribuindo para o crescimento do grupo.

A metodologia da área se baseia no princípio dos jogos cooperativos. O jogo é uma vivência lúdica, na qual as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. A diversidade de atividades recreativas e esportivas promove o desenvolvimento das várias habilidades motoras, criando oportunidade para todos.

A organização de campeonatos internos e a participação em jogos amistosos e campeonatos externos fortalece o interesse e empenho do aluno, bem como o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Estudos Sociais

 
A área de Estudos Sociais foca seu trabalho na construção de três conceitos: tempo, espaço e interação social. Esta construção conceitual acontece a partir dos olhares geográfico, histórico, sociológico e antropológico, numa perspectiva totalizante de análise das sociedades. Tem, assim, como objeto de estudo tanto questões próprias das relações e organizações humanas, quanto sua relação com a natureza.

 Na sua metodologia, promove a leitura de diferentes representações culturais, a observação, a busca e registro de informações, e o exercício de comunicar as próprias idéias. Privilegia, também, o contato com diferentes interpretações, a análise de problemas atuais, fortalecendo a elaboração de opiniões, sua sustentação e sua possível revisão. Desta forma, a área contribui para a aquisição de competências cognitivas, dos valores e atitudes de que necessita um cidadão da sociedade democrática atual.


Língua Portuguesa


A área de Língua Portuguesa parte do pressuposto de que as práticas de leitura e de produção de textos constituem uma parceria indissociável no processo de aprendizagem da língua materna. Em função disso, organiza os conteúdos em torno de três eixos que se inter-relacionam nos projetos de todas os anos escolares: leitura literária; leitura e produção escrita e oral de diferentes gêneros textuais; conhecimentos lingüísticos aplicados aos textos.

O fio condutor do trabalho é desenvolver nos alunos a consciência de que escritor é aquele que sabe o que escrever, como escrever e para quem escrever. Já, leitor é aquele que analisa e compreende as idéias do que lê, reconhecendo no texto (oral ou escrito) seus elementos básicos (conteúdo e estrutura), sua finalidade, suas características de linguagem e seus efeitos de sentido.

A metodologia da área considera que a formação das competências comunicativa, leitora, lingüística e textual do aluno só acontece com base em exercício contínuo de observação, investigação, análise, reflexão e prática das modalidades da língua oral e escrita, em todos os seus contextos e funções.


Matemática


A área de Matemática privilegia a pesquisa, a comunicação e a validação de idéias, no enfrentamento e resolução de situações-problema dos diversos domínios da atividade humana. Organiza-se fundamentalmente em quatro eixos inter-relacionados: Aritmética e Álgebra; Geometria – Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e Tratamento da Informação. Ao desenvolver esses temas, beneficia-se de tópicos desenvolvidos nas diversas áreas, contribuindo também com elas.

Se, de um lado, os conteúdos que abrange servem para a resolução de problemas de outras áreas do conhecimento humano, tais como Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação, Física, Biologia, Economia e Sociologia, conhecimentos destas áreas contribuem para que conceitos matemáticos ganhem sentido. Desta maneira, a área interfere fortemente na formação de conhecimentos dos diversos campos científicos presentes em nossa sociedade, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio e da argumentação.

Inglês

 
O curso de Inglês promove o equilíbrio entre a fluência e a precisão no aprendizado da língua e o contato produtivo com diversas manifestações culturais de países de língua inglesa. Em prédio próprio e espaços adequadamente equipados, o curso se organiza em vários níveis que atendem agrupamentos com diferentes conhecimentos da língua inglesa, respeitando as diversas faixas etárias. Funciona no período complementar das aulas e faz parte da grade curricular a partir do 6º ano. Conheça mais sobre a proposta do ensino na página do Inglês Vera Cruz.
 

destaques

prev
next

Inscrições

Clique aqui para ver, passo a passo, como se dá o contato entre a Escola Vera Cruz e as famílias interessadas em conhecer nossa proposta pedagógica e nossas instalações.

 

Pelas ondas do feminismo

O 13º número da Revista Ler, publicação digital do Sistema de Bibliotecas Vera Cruz, percorre as três ondas do pensamento feminista e destaca a biografia de mulheres que subverteram leis e costumes e lutaram por uma sociedade com mais igualdade. Clique aqui para conferir.

 

notícias

Manhã de Brincadeiras
16 Mai 2019
  Jogos, desafios, arte, literatura e música. Em um dia de muita descontração,...
+
Memórias registradas
08 Mai 2019
  “Por que você quis escrever sobre esse tema?”; “Quanto tempo você...
+
Reconhecimento internacional
03 Mai 2019
No dia 11 de abril, 198 alunos da 1ª e 3ª série do Ensino Médio receberam os...
+
Onde tudo começou
24 Abr 2019
  Qual a relação entre uma parede de taipa de pilão, uma pia batismal, imagens...
+
Novos olhares
23 Abr 2019
Ampliar a percepção sobre a cidade: este foi um dos desafios colocados aos alunos do 4º...
+
Copa Vera
16 Abr 2019
Na quarta-feira, dia 10 de abril, os alunos do Ensino Médio deram início à 13ª...
+
Visita à Biblioteca Parque Villa-Lobos - G5
11 Abr 2019
  O Parque Villa-Lobos você deve conhecer, mas e a biblioteca pública que fica lá...
+
acontece na Escola Vera Cruz

eventos e atividades

 
  • 16/03: Reunião de pais – 2ª série do EM
     
  • 18/03: Reunião de pais – 9º ano
     
  • 21/03: Reunião de pais - 5º ano A e D
     
  • 25/03: Reunião de pais – 8º ano
     
  • 27/03: Reunião de pais - 4º ano C e D
     
  • 03/04: Reunião de pais - 4º ano B e F
     
  • 04/04: Reunião de pais - 5º ano E e F
     
  • 04/04: Manhã de Brincadeiras – 3º ano
     
  • 06/04: Reunião de pais – 1ª série do EM
     
  • 10/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Cristiana e Marcela)
  • 10/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mirtes e Teresa)
  • 11/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Célia e Julia)
  • 11/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Viviane e Franco)
  • 11/04: Cerimônia de entrega de certificados de Cambridge
     
  • 13/04: Escola Aberta – 6º ano
     
  • 13/04: Simulado - EM
     
  • 15/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Ana Rosa e Fernanda)
     
  • 15/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Mayra e Sofia)
  • 15/04: Reunião de pais do 6º ano A
     
  • 15/04: Reunião de pais do 7º ano A
     
  • 17/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Andrea e Juliana)
  • 17/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Claudia e Eloisa)
  • 17/04: Reunião de pais - 3º ano D e F
     
  • 17/04: Reunião de pais - 4º ano A e E
     
  • 17/04: Reunião de pais do 6º ano B
     
  • 17/04: Reunião de pais do 7º ano B
     
  • 22/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Palos e Nicolle)
     
  • 22/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Vanessa e Matheus)
     
  • 22/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Silvia e Bianca)
  • 22/04: Reunião de pais do 6º ano C
     
  • 22/04: Reunião de pais do 7º ano C
     
  • 24/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Patrícia e Catarina)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Thais e Tânia)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Cintia e Flavia)
     
  • 24/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Camila e Tais)
  • 24/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Beth e Bianca)
  • 24/04: Reunião de pais - 3º ano B e C
     
  • 24/04: Reunião de pais do 6º ano D
     
  • 24/04: Reunião de pais do 7º ano D
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – G1 (Turma da Fernanda e Ana Paula Jansons)
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Juliana e Mariah Moraes)
  •  
  • 25/04: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Claudia e Mariana)
  • 25/04: Reunião de pais – 2º ano (Turma da Renata e Mariana)
  • 25/04: Reunião de pais - 3º ano A e E
     
  • 28/04: Reunião de pais - 5º ano B e C
     
  • 29/04: Reunião de pais – G2 (Turma da Mariah Pissarra e Thaisy)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Andrea e Rebeca)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G3 (Turma da Anielle e Mariana)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G4 (Turma da Karina e Marina)
     
  • 29/04: Reunião de pais – G5 (Turma da Helena e Andrea)
  • 29/04: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Paula e Sofia)
  • 29/04: Reunião de pais do 6º ano E
     
  • 29/04: Reunião de pais do 7º ano E
     
  • 02/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Silvia Zerbini e Tatiana)
     
  • 02/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Fátima e Manuela)
     
  • 02/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Simone e Luara)
  •  
  • 02/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Adriana (Nana) e Beatriz)
     
  • 02/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Andrea e Beatriz)
  • 02/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Luiza e Amanda)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – G1 (Turma da Mariana e Ana Paula Paz)
     
  • 06/05: Reunião de pais – G2 (Turma da Ana Paula (Paulete) e Daniela)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – G4 (Turma do André (Tato) e Adriana (Nana)
     
  • 06/05: Reunião de pais – G4 (Turma da Mildre e Priscila)
  •  
  • 06/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Daniela e Leticia)
  • 08/05: Reunião de pais – G3 (Turma da Nathália e Sofia)
     
  • 08/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Julia e Adriana)
     
  • 08/05: Reunião de pais – 1º ano (Turma da Flavia e Camila)
  • 18/05 a 23/05: Estudo do Meio – 9º ano
     
  • 22/05 a 24/05: Estudo do Meio – 6º ano
     
  • 25/05: Simulado - EM
  •  
  • 27/05 a 31/05: Semana de oficina de construção de prendas - G1 ao G4
  •  
  • 29/05 a 31/05: Acampamento – 4º ano
     
  • 08/06: Sábado de Encontros – G5
     
  • 08/06: Grande Arraial Vera Cruz
     
  • 15/06: Festa Junina – G5, 1º e 2º ano
     
  • 16/06: Festa Junina – G1 ao G4
     
  • 29/06: Festa Junina – 3º ao 5º ano
  •  
  • 07/10 a 10/10: Celebração da Infância - G1 ao G4