Julián Fuks

Doutor em Teoria Literária e mestre em Literatura Hispano-americana pela USP. Crítico literário e autor de A resistência (2015), romance vencedor dos Prêmios Jabuti, Saramago e Anna Seghers, e de A Ocupação (2019), ambos pela Companhia das Letras. Em 2012, foi escolhido pela revista Granta como um dos 20 melhores jovens escritores do Brasil. Seus livros já foram traduzidos para oito línguas e publicados em diversos países. Seu último livro é Romance: a história de uma ideia (2021), também publicado pela Companhia das Letras.

Bolsas

O Instituto Vera Cruz oferece bolsas de estudo de:
  • 80% para estudantes autodeclarados negros ou indígenas
  • 15% para ex-alunos do Instituto
  • 15% para profissionais da rede pública de ensino
  • 20% para os demais.

Duração da bolsa: 5 semestres;
Condições para concessão das bolsas de 80%1) aprovação no processo seletivo ou ENEM com 800 pontos ou mais na redação2) ter cursado o ensino médio em redes públicas de ensino3) renda familiar de até 4 salários mínimos (comprovada por meio de holerites ou de extratos bancários dos últimos 3 meses)  4) assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos cinco semestres do curso de Escrita Criativa do Instituto Vera Cruz;5) adimplência dos pagamentos;Condições para concessão das bolsas de 20%1) aprovação no processo seletivo ou ENEM com 800 pontos ou mais na redação2) renda familiar de até 6 salários mínimos (comprovada por meio de holerites ou de extratos bancários dos últimos 3 meses)  3) assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos cinco semestres do curso de Escrita Criativa do Instituto Vera Cruz;4) adimplência dos pagamentos;Critérios para distribuição:1) desempenho na avaliação do processo seletivo; e2) entrevista.