Vídeos

Conflitos por terras no Brasil

Moradia do acampamento Cachoeirinha: lutando pelo direito à Terra há mais de 17 anos.

Por Olívia Bicudo, 2C

Muitos pensam que conflito e violência são sinônimos. Porém estas duas palavras carregam significados diferentes. Na realidade um pode ser consequência do outro.

O conflito pode ser uma ação transformadora para a sociedade. Ele faz parte do desenvolvimento social.  É algo resultante de um ambiente com opiniões divergentes sobre um determinado tema ou aspecto da sociedade. Em uma sociedade democrática os conflitos podem ser resolvidos com muito diálogo.

Já a violência pode ser fruto de uma reação ao conflito. Essa reação pode ser violenta procurando destruir o outro fisicamente ou moralmente. A violência é uma ação que tenta por fim ao conflito sem pensar em realmente resolver o problema que está causando o conflito, a divergência.

Os conflitos por terra no Brasil geralmente são resolvidos a base da violência e não com  a busca de caminhos democráticos de acesso a terra.

Para compreender um pouco mais dos conflitos por terra no Brasil, assista ao documentário Na Terra do Bem Virá, que retrata a forma violenta como vem sendo “resolvidos” os conflitos por terra na região do Arco do Desmatamento, na Amazônia.

Acesso o vídeo aqui.

 

O perigo de uma história única

Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural – e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos.

Nosso olhar para o estudo do meio desse ano foi profundamente influenciado pela narrativa desse vídeo.

Para saber mais clique aqui e confira.