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O movimento investigativo é composto por uma rede sob perspectiva crítica-reflexiva de conceitos e concepções interdependentes que propicia a atualização dos paradigmas da educação na contemporaneidade. A intenção desse curso é compor um campo para a construção de saberes coletivos de modo a construir pistas para uma prática inventiva, autoral e comprometida com a cultura da infância. Conceitos centrais desse movimento investigativo como projetação e documentação serão tratados ao longo dos encontros, assim como a relação com os documentos oficiais (BNCC e currículos), as intencionalidades pedagógicas e a relação arte-pedagogia. Durante o curso, discutiremos bases teóricas e práticas de diversas realidades construindo, assim, uma bussola ética para que o educador e a educadora possam traçar mapas de suas próprias práticas em diálogo com seus contextos
Público-alvo: Profissionais de Educação que atuam com Educação Infantil e estudantes de Pedagogia.
Professores: Carolina Kerr, Sariane Pecoits, André Reinach e José Cavalhero
Carolina Kerr é formada em Normal Superior com pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz. Dedicou-se ao estudo da abordagem Italiana de Reggio Emilia desde 2009 e especializou-se nas bases teóricas desse método. Ministrou cursos no Cevec, do Instituto Vera Cruz, sobre Documentação Pedagógica e A Complexidade da Investigação na Educação Infantil, além de grupos de estudo e palestras com a equipe do Possibilidades e Diálogos Pedagógicos. Há 27 anos, dedica sua carreira profissional à Educação, atuando como professora de Educação Infantil, formadora e orientadora em escolas particulares e públicas.
Sariane Pecoits é graduada em Pedagogia com habilitação em Anos Iniciais e Formação de Professores pela Unisinos, especialista em Educação Infantil, mestra e doutora em Educação na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias pelo PPGEDU da UFRGS. Fez doutorado sanduíche na Università di Firenze, na Itália. É professora concursada da Rede Municipal de Porto Alegre (em licença não remunerada) e professora convidada da especialização em Educação Infantil da Unisinos. Atua também como formadora de professores e assessora pedagógica. Pesquisa o campo da Educação Infantil, com interesse em Currículo, Normativas Curriculares, Direitos de Aprendizagem, Práticas Cotidianas e Curadoria Docente. Em Bergamo, Itália, aprofunda estudos e faz estágios em creches e pré-escolas municipais no norte do país.
André Reinach é formado em Ciências Sociais e mestre pelo departamento de Educação na linha de pesquisa sobre Currículo. Atuou como professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. É assessor de Ciências e articulador curricular do Ensino Fundamental 1 da Escola Vera Cruz.
José Cavalhero reside em Portugal e é artista plástico e educador. É formado em Artes Plásticas pela FAAP-SP, pós-graduado em Psicologia Clínica pela PUC-SP e psicanalista em formação pela ALCEP, em Curitiba, Brasil. Pesquisa a Abordagem Educativa de Reggio Emilia desde 2001. Tem especialização em coordenação pedagógica e de atelierista pela RedSolare Argentina e Reggio Children – Itália. Foi professor convidado da pós-graduação no Instituto Singularidades, em São Paulo. Atua na formação de professores em diversos contextos da educação formal e não formal. Trabalha como assessor pedagógico e coordena grupos de estudos online, e faz trabalho pessoal em poéticas visuais e escrita.
Duração: 45 horas
Datas das atividades síncronas: quintas-feiras, dias 18 e 25 de agosto, 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro, 6, 13, 20 e 27 de outubro, 3, 10 e 17 de novembro
Horário dos encontros síncronos: das 19h00 às 21h30
Carga horária de atividades síncronas: 35 horas
Carga horária de atividades assíncronas: 10 horas
Investimento:
Parcelado: R$ 948,00 em 3 parcelas de R$ 316,00
À vista: R$ 900,00
DESCONTO PARA INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE AGOSTO:
R$ 853,00 em 3 parcelas de R$ 284,00 ou R$ 810,00 à vista
Vagas: 40 participantes