Seguir para o conteúdo →

PROBLEMAS COM O LIXO

Como o descarte de lixo pode afetar o ecossistema             

                                         

                     Bruna Cabreira Soares, Maria Luiza Leite Maciel e Luísa Rossi  

 

       O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada na Ilha Do Cardoso, tendo como foco o impacto do lixo no meio ambiente. 

     A produção excessiva de lixo é um problema devastador. Pode contaminar a água, o solo, o ar e ainda prejudicar a saúde humana, causando tétano, dengue e outros danos. Também provoca a morte de animais, por exemplo: de pinguins, peixes, tartarugas, baleias, pássaros e assim por diante. 

     O lixo polui as praias e mares como as da Ilha do Cardoso. De acordo com a investigação feita pelos alunos, lá houve uma mobilização dos moradores da Vila do Ariri para a retirada da sujeira de uma faixa de aproximadamente cinco quilômetros de praia. Assim como alguns pesquisadores socioambientais da cidade de São Paulo que se uniram para retirada de cem sacos de lixo com capacidade duzentos litros cada um, e levaram para uma empresa de reciclagem. Esses detritos haviam sido descartados pelos navios que passam nos oceanos ou de outras partes do mundo, inclusive do próprio Brasil. 

 

  

 

                                                      Afetando a vida marinha 

 Os animais marinhos estão morrendo cada vez mais por causa do lixo. Recentemente, golfinhos foram achados mortos com plásticos na boca e um fragmento de balão no estômago. Outro caso foi divulgado pelo grupo ambiental que encontrou uma baleia morta na praia com o estômago cheio de sacos plásticos, uma rede de pesca e outros objetos. O lixo está no mundo inteiro e os prejudicados por esse ato são os animais. 

 

 Microplástico 

Os microplástico são pequenas partículas, geralmente utilizadas em cosméticos e pastas de dente. Existem muitas dessas pequenas partículas nos oceanos, que podem chegar por microfibras de roupas sintéticas que se soltam durante a lavagem e atingem os rios, depois seguem para o mar. Ou através de estações de tratamento de esgoto, que podem reter microplástico, que ficam misturados no lodo, usado depois na agricultura, ou até por microesferas plásticas de cosméticos e produtos de higiene que seguem por efluentes até estações de tratamento de água, chegando à população. Isso facilita para os animais consumirem esses resíduos. Os microplásticos não afetam somete os animais marinhos, mas também causam problemas para o homem.   

 

                                                Plásticos 

O plástico, entre outras invenções, mudou completamente o mundo. Tem-se uma produção em massa que gerou a questão: o que fazer com tudo isso visto que ele demora cerca de 500 a 1000 anos para se decompor. 

Plástico é feito de polímeros, que são longas cadeias de grupos de moléculas. Na natureza, polímeros existem por toda parte: cabelo, DNA, parede de células, seda, carapaça de inseto. 

                                                    Óleos nas praias  

Localizadas nas praias do Nordeste, as manchas de óleos já atingem 200 locais nos 9 estados do nordeste. Foram recolhidas mais de mil toneladas de óleo. Os seres marinhos, na maioria das vezes, acabam morrendo, pois esse óleo afeta a vida marinha de forma muito negativa. 

 O óleo permanece flutuante sobre a superfície da água e começa a se dispersar, formando uma película muito fina que cobre grandes áreas de água. Os vazamentos de petróleo acabam atingindo os animais marinhos que vivem e caçam nessas áreas.  

Diferentes tipos de vida marinha são comprometidos de forma diferente, dependendo de sua fisiologia e seus hábitos. Os compostos voláteis deixados após os vazamentos são tóxicos, densos e bioacumulativos. 

 

Detergente 

              Os prejuízos causados pelo sabão e detergente no meio ambiente são enormes. A formação de espuma na superfície com o movimento das águas impede a entrada de luz nos corpos d’água, essencial para a fotossíntese dos organismos subaquáticos.  

Outros prejuízos causados pelo detergente é a interferência que provoca nas aves aquáticas. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas. Quando esse revestimento é removido, essas aves não conseguem mais boiar e se afogam. 

 Vidro 

A reciclagem do vidro é muito importante, pois se evita que esse material vá para aterros sanitários ou para a natureza. O vidro reciclado gera renda para muitas pessoas no Brasil que atuam em cooperativos de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados. 

Reciclagem  

A reciclagem é algo importante para o reaproveitamento de matérias primas que são descartadas, pois diminui a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem. A coleta seletiva, hoje em dia, é uma maneira ecologicamente recomendada às populações, visto que sua função é reciclar a quantidade excessiva de material descartado. 

 Esse processo converte o desperdício de materiais e objetos. É uma alternativa ao descarte convencional de resíduos que pode economizar material e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A reciclagem pode impedir o gasto de descarte de materiais. 

      

 Diante desse quadro, conclui-se que o impacto do lixo no meio ambiente é prejudicial aos seres vivos e pode afetar mais do que é imaginado. 

 

 

 

                          

 

 

 

 

 

 Blibliografia: 

http://www.globalgarbage.org/praia/2012/09/03/mutirao-de-limpeza-retira-lixo-marinho-da-praia-do-maruja/ 

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem5.php 

https://www.ecycle.com.br/2288-impactos-do-sabao-e-detergente 

https://www.youtube.com/watch?v=RS7IzU2VJIQ 

https://www.revistaplaneta.com.br/animais-marinhos-morrem-cada-vez-mais-por-causa-do-lixo-plastico/ 

http://www.globalgarbage.org/praia/2012/09/03/mutirao-de-limpeza-retira-lixo-marinho-da-praia-do-maruja/ 

https://qualidadeonline.wordpress.com/2011/07/20/a-importncia-da-reciclagem-do-vidro-para-o-meio-ambiente/ 

https://g1.globo.com/natureza/desastre-ambiental-petroleo-praias/noticia/2019/10/21/900-toneladas-de-oleo-ja-foram-recolhidas-das-praias-diz-marinha.ghtml 

 

 

 

Publicado em 8º B

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *