VERA CRUZ SE ENVOLVE COM PROJETOS SOCIAIS

♦ Anita Schwenck Nejme, Lorena Menezes Gadotti e Rodrigo Martinez Gotardo

A Escola Vera Cruz, fundada em 1963 (53 anos), possui Pré-escola, Ensino Fundamental I, II, III e Ensino Médio. Porém, este atua em outras áreas: O Instituto Vera Cruz também, voltado para a formação de educadores contando com graduação e pós-graduação, juntamente com  a Instituição, que conta com uma unidade de Inglês e um projeto de alfabetização de adultos, o Ilha de Vera Cruz. O colégio também participa de muitos projetos sociais, e encoraja seus alunos do Ensino Fundamental III e Médio a participarem de tais.

Encontro de Leitura

Em 2001, educadores das áreas de Estudos Sociais e Língua Portuguesa fundaram o projeto de leitura, com o intuito de terem um trabalho voluntário em que pudessem se envolver. “O trabalho voluntário é ler para crianças de creches da região de Alto de Pinheiros” – disse Paula, professora do Vera Cruz que ajuda os voluntários do projeto.

Os participantes sempre se organizam antes de irem para as creches, isto é, escolhem as histórias que serão lidas. Também, esporadicamente, levam sacolas cheias de livros doados, em bom estado. Isso é crucial, em virtude das creches não possuírem muitos livros, e as crianças não terem muito contato com a leitura. Com estes livros, os pequenos tem a oportunidade de aprender, e posteriormente, se alfabetizar com maior facilidade.

Projeto Vagalume

O Projeto Vagalume é uma instituição que proporciona uma conexão entre a região amazônica brasileira e o sudeste do país. O Vera Cruz foi introduzido no processo, fazendo parte do intercâmbio de cartas, que se chama Programa Rede, onde estudantes das escolas de São Paulo mandam cartas para alunos da Amazônia e de outros projetos da Vagalume.  Desde o momento que entrou nesse projeto, a Escola vem encorajando seus alunos a participar de algo que os envolve com diferentes realidades, com diferentes crianças. Muitos alunos do Vera escolhem este projeto social, e alguns até conseguem ser escolhidos para o “Conselho Jovem”. Já em outra parte da Vagalume, os jovens participantes sugerem novos projetos e campanhas. Neste ano, já houveram 2 campanhas da instituição no Vera Cruz.

Ilha de Vera Cruz

O Ilha de Vera Cruz é um projeto de trabalho voluntário que oferece, gratuitamente, alfabetização para maiores de 18 anos desde 2001.

O projeto surgiu como uma proposta dos alunos do Ensino Médio da Escola, em uma aula em que há aprofundamento do conhecimento da realidade brasileira. Atualmente, os alunos do colegial participam, após treinamento dado pela coordenação do projeto.

O Instituto é mantido através do apoio de parceiros do Vera Cruz e o trabalho voluntário de professores, ex-alunos, pais de alunos, alunos e profissionais de várias áreas. Acontece à noite, de segunda a sexta, e o início das aulas é no começo do semestre. Este projeto social traz benefícios a indivíduos que procuram e ainda tem interesse de se alfabetizar, ou até mesmo se aprofundarem em certos assuntos.

Um caso de benefício através do Ilha é o de Elizabeth Aparecida Ferreira, de 50 anos, que se alfabetizou com o Instituto. “Fui moradora de rua por muito tempo. Sou uma mulher negra e já sofri muito preconceito. Vim aqui no Ilha para ver se tinha gente negra e como eram tratadas. Todos os alunos são muito bem tratados. Eu tinha vergonha de falar, mas agora sou formada no Ensino Fundamental e Médio. Meu sonho é fazer faculdade. ”diz.

Festas para arrecadação de fundos

O Vera Cruz dá duas grandes festas todo ano: a Festa Junina e o Feito por Nós, que é a comemoração do aniversário da escola. Estas duas, além de serem uma grande diversão, são ótimos meios de arrecadar dinheiro para projetos sociais, e uma parte do que é arrecadado nas barraquinhas das festas é doados para as instituições. A outra parte é para a escola, para cobrir os gastos das festanças.

Oitavo Ano