JOGOS PARAOLÍMPICOS NO BRASIL RIO 2016

♦ Beatriz Prado Stoiani e Noah Levin Cecato

Pela primeira vez na história, ocorreram os jogos Paraolímpicos no Brasil. A Paraolimpíada é um evento que se reúnem vários atletas com deficiência do mundo todo, cada um representando seu próprio país, ou defendendo a bandeira do comitê olímpico. Esses atletas competem entre si em uma grande variedade de esportes. As Paraolimpíadas servem também para motivar e elevar a auto estima de atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, que são, muitas vezes, julgados pela sociedade.

Houve 23 modalidades nos jogos Paraolímpicos, tais como Basquete em cadeira de rodas, natação, hipismo, remo, entre outros. Cada uma das modalidades foi disputada em categorias diferentes, dependendo do tipo de deficiência de cada atleta. Existem 10 categorias. A primeira é a dos atletas com mais dificuldade de realizar atividades físicas, e a décima é a dos atletas com menos dificuldade de fazer essas atividades.

Como símbolo dos Jogos, foram criados mascotes para os jogos no Rio em 2016. Estes foram anunciados, em 2014, cujos nomes eleitos são Vinicius e Tom. Ambos representam a flora e a fauna brasileira, sendo Vinicius uma mistura de todos os animais nas florestas do Brasil. Também possui características de conseguir imitar o som de todos os animais, e alem disso, tem a capacidade de se esticar o quanto quiser. Já Tom é uma mistura de todas as plantas localizadas também nas florestas brasileiras, e este tem o conhecimento de quem, com criatividade e inteligência, pode-se chegar aonde quiser, além de conhecer todos os segredos da natureza.

Os jogos Paraolímpicos foram divididos em quatro lugares diferentes espalhados pelo Rio de Janeiro, levando em conta que a maioria deles ocorreu na zona oeste da cidade, na região da Barra da Tijuca, no Parque Olímpico. O maior espaço para os jogos em termos de capacidade foi o estádio do Maracanã, que pode ocupar até 90 mil pessoas. Em virtude disso, foi a sede das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.

As medalhas Paraolímpicas variam em peso. Essa foi a primeira vez que as medalhas contiveram guizos, o que possibilitou ao atleta ter uma experiência sensorial. Cada medalha possui uma certa quantidade de guizos. A de ouro com 28 esferas, a de prata 20 e a de bronze 16.

medalhas das Paraolimpíadas Rio 2016

O pais com a melhor desempenho em medalhas foi da China com 107 medalhas de ouro, 81 de prata, 51 de bronze, totalizando em 239 medalhas. Logo depois vem a Grã-Bretanha, com o total de 147 medalhas. Em 3o lugar vem a Ucrânia, com 117 medalhas. O Brasil terminou em 8o lugar, com o total de 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata, e 29 de bronze.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos ocorreu no dia 7 de setembro no estádio do Maracanã. A cerimônia incluiu uma grande variedade de apresentações, incluindo o discurso de boas vindas, içar das bandeiras, desfile de atletas e outras atrações, mostrando através de um espetáculo artístico a cultura do pais anfitrião. A atleta americana, Amy Purdy, amputada das duas pernas, fez uma apresentação de dança contracenando com um robô, simbolizando a relação homem-máquina. Cerca de 78.000 espectadores presenciaram a abertura dos jogos ao vivo no estádio do Maracanã.

No penúltimo dia dos Jogos Paraolímpicos, no Recreio dos Bandeirantes, ocorreu um acidente envolvendo um ciclista iraniano chamado Bahman Golbarnehzad, de 48 anos. Ao disputar a prova de estrada, morreu após cair de sua bicicleta, que saiu da pista e fez com que a cabeça do ciclista se chocasse contra o chão, sofrendo um traumatismo craniano.

Um dos atletas competindo pelo Brasil nas paraolimpíadas foi Daniel Dias, um brasileiro que alcançou o pódio 24 vezes sendo o atleta mais vitorioso da história da natação nas paraolimpíadas. A prova de revezamento foi a que rendeu a sua 24a medalha, sendo 14 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze em jogos paraolímpicos. Já no Rio 2016, o atleta subiu ao pódio 9 vezes: 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Oitavo Ano