CONHEÇA A “CALIENTE” CULINÁRIA MEXICANA E SEUS SEGREDOS

♦ Maria Abrão Prista e Pedro Rapoport

A culinária mexicana se estabeleceu no Brasil há um bom tempo, e desde então, tem ganhado muitos fãs. Os restaurantes mexicanos são, com certeza, um dos mais frequentados aqui no Brasil, e muitos dizem preferir esta, a muitas outras culinárias. Conheça um pouco mais essa gastronomia que é uma das mais populares em todo o país.

Principais ingredientes e hábitos da culinária mexicana

A culinária mexicana tem muitos ingredientes característicos, um deles é o milho, que pode ser comido tanto puro quanto acompanhado de outras comidas. É dele, por exemplo, que são feitas as tortillas, torradinhas que são preparadas basicamente com água, farinha de milho, manteiga e sal. A torrada também tem diversas utilidades, pode ser servida como acompanhamento, além de ser utilizada como talher em algumas regiões do México. A tortilla também é a base para o taco, o prato mais tradicional mexicano, onde ela é apenas recheada de carnes e outros acompanhamentos de sua escolha. As bebidas mexicanas mais conhecidas são a tequila, a água de chocolate (também conhecida como a bebida do verme, por ser servida com um pequeno verme vivo no copo) e a água de hochata (água de arroz). Os mexicanos costumam desfrutar do uso dos animais em sua culinária, sempre incluindo formigas, aranhas e até gafanhotos fritos em suas receitas.

A influência de outras culturas na culinária mexicana

Os mexicanos adquiriram boa parte de seus hábitos na cozinha dos povos pré-colombianos, especialmente os astecas, que viviam no vale do México. Um dos muitos hábitos herdados dos astecas foi o uso abundante da pimenta em quase todos os pratos. Os pré-colombianos acreditavam que, por conta do México ser um país muito quente na maior parte do ano, a pimenta, por ser um tempero que traz a sensação de quentura, poderia “equilibrar” a temperatura do corpo com o ambiente externo. Logo, esse costume foi adquirido pelos mexicanos na sua culinária, e que, atualmente, é uma das características mais importantes. Outro costume adquirido pelos povos da Antiguidade é o hábito da tortilha servir como talher além de alimento, que é influência de uma época em que muitos não tinham condição financeira para comprar talheres. Grande parte dos outros ingredientes são também de origem pré-colombiana e muitas técnicas foram herdadas dos europeus, considerando o período de colonização da América, como o chilli, que é considerado a maior influência dos espanhóis na gastronomia mexicana.

Semelhanças entre a culinária brasileira e a mexicana

Geralmente tendemos a pensar que as culinárias dos outros países são muito diferentes da nossa e que não temos nada em comum. Porém, você vai se surpreender ao saber que muitos dos hábitos que temos na cozinha são muito parecidos com os dos mexicanos; afinal, fomos colonizados pelos mesmos povos. Uma dessas semelhanças é o alto consumo das bebidas alcóolicas: os mexicanos costumam beber muita tequila para acompanhar as refeições. Em relação aos ingredientes industrializados, os mexicanos utilizam muitos produtos importados dos EUA e alimentos com minerais orgânicos, alcalinizantes ruminais e precursores de glicose.

Melhores restaurantes de comida mexicana no Brasil

Em todos os cantos do Brasil, você com certeza vai encontrar ótimos restaurantes mexicanos para comer muito bem e ficar mais que satisfeito. Porém, algumas cidades se destacam neste quesito, e uma delas é São Paulo. A grande metrópole tem diversas opções de restaurantes mexicanos, como o Sí Señor, o Obá, o Mariachi, o Echo En, entre outros. Já em Curitiba, há outros super recomendáveis, como o Lá Santa, o Old West, o Zapata e o Mex Grill. Ainda, se você estiver no Rio de Janeiro também pode ter uma ótima refeição se optar por restaurantes como o Rota 66, o Mizu, o Asteca Bistrô ou o Guacamole Cocina Mexicana. Vale a pena experimentar um desses, você não vai se arrepender.

Oitavo Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *