A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES MARCIAIS NO BRASIL

♦ André Livingston Messina e Isadora Pannuti Câmara

 

Vez mais, podemos notar que a luta está se tornando muito presente na nossa cultura e muitos brasileiros estão conquistando títulos internacionais com seus golpes e competência para o esporte. Há uma variedade gigantesca de lutas, e muitas delas são praticadas no nosso país.
Em virtude disso, o Brasil possuí cada vez mais atletas competentes e determinados para o esporte. Tendo como resultado a conquista de medalhas em grandes campeonatos e eventos nacionais e internacionais.

MUAY THAI
O Muay Thai é uma luta muito praticada no Brasil e em muitas outras partes do mundo. Ele trás muitos benefícios a saúde e é uma ótima forma de se exercitar e aprender alguns golpes, porém, pela popularização do esporte, muitos não sabem da essência e da origem da luta.
Ela se originou na Tailândia onde as pessoas lutavam para se proteger sem o uso de armas. Toda via, quando foi se espalhando por outros países esse propósito foi deixado de lado e hoje, a maioria apenas pratica esse esporte para lazer.
Desde que o esporte foi criado, houveram muitas evoluções, por exemplo, antes se lutava sem nenhuma proteção e valendo tudo, mas após ele ser aperfeiçoado atualmente usam-se luvas e existem regras que limitam onde o oponente pode bater, para não causar nenhum ferimento grave.
Segundo Anderson Lessa Silva, professor de Muay Thai a quatro anos na academia Marcial Arts Club “Nesse esporte, é importante que você não demonstre seu cansaço e a sua dor. Você tem que passar a impressão que está forte e equilibrado, para dominar a luta e consequentemente, seu oponente”.

JIU JITSU
O Jiu Jitsu se originou no Japão e foi popularizado no Brasil pela família Gracie, onde foi modificada e se tornou o Brazilian Jiu Jitsu, que é uma forma diferente de lutar, mas obviamente com os mesmos princípios da luta original.
A família Gracie, originada em Belém, foi a responsável pelas mudanças na forma de lutar, além de  desenvolver uma dieta que ajudava no desempenho do atleta. Seu método acreditava que um lutador mais fraco, venceria o mais forte, através de técnica e não de força.
Esse é um esporte de contato, em que se encurta as distâncias para finalizar o golpe. Recentemente estão organizando movimentos para o Jiu Jitsu se tornar um esporte olímpico, nos informa Henrique “Don”, professor da luta por vinte anos.

JUDÔ
O judô também é um esporte muito popular no Brasil, muito benéfico para o corpo e para a mente, em virtude de fortalecer o músculos e o cérebro, além de ensinar defesa pessoal. É uma das lutas mais praticadas no nosso país, fazendo com que a maior parte da população tenha contato com ela.
A luta é original do Japão, e foi criada por um professor de educação física em 1882. Ela chegou no Brasil por volta de 1992, junto com a migração dos japoneses para nosso país.
Há uma lista bem extensa de lutas praticadas aqui no Brasil, seguida por milhares de academias de treinamento, onde você pode escolher pela luta de sua preferência. Ao decorrer dos anos, mais lutas são inseridas e mais academias inauguradas para a prática desse esporte.

Oitavo Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *