OLIMPÍADAS RIO 2016

♦ Ana Carolina Grimaldi Roso, Luiza Guimarães Claudio e Sofia Domingues Belinky

As olimpíadas são um período no qual ocorrem jogos que reúnem países selecionados para cada modalidade esportiva. Estas tiveram início na Grécia, em torno de 776 a. C.

Os jogos eram celebrados a cada quatro anos e durante cinco dias. No primeiro dia, músicos e artistas faziam apresentações enquanto os atletas faziam juramentos. O segundo dia era dedicado para competições, já o terceiro e o quarto dia eram voltados a festivais e músicas típicas ao vento. E por fim, o quinto dia os gregos premiavam os atletas campeões. Tinham como objetivo trazer a paz entre as cidades-estados que estavam em guerra.
As olimpíadas possuíam uma grande importância religiosa, política e esportiva para os gregos, primeiramente, em virtude de ser uma forma de homenagearem os deuses, principalmente Zeus. Era também um momento em que as pessoas buscavam a harmonia entre as cidades-estados e servia para valorizar a saúde e o corpo saudável.

Hoje em dia as olimpíadas ainda acontecem de quatro em quatro anos, em contrapartida, duram três semanas em vez de cinco dias. Os jogos paraolímpicos no Brasil foram apresentados pela primeira vez no ano de 1950, graças ao atleta Róbson de Almeida Sampaio.

Recepção dos atletas

Os atletas estrangeiros foram recebidos com muita festa, entre estes, as atletas da Grã-Bretanha, chegaram no Brasil com muitos torcedores, festas, gritos e aplausos. Usain Bolt, um dos atletas mais esperados, chegou e se deu ao luxo de ignorar a imprensa, dizendo apenas que o voo foi longo e que não havia dormido.

Durante os jogos, os e as atletas da elite do basquete americano, resolveram passar sua estadia em um Navio, ao invés de ficarem na Vila Olímpica como todos os outros atletas que competiram. Todavia, a ausência dos atletas do basquete na Vila Olímpica não causou surpresas, em virtude de estes raramente são alojados no mesmo local em que fica o resto da delegação do país.

Em termos da infraestrutura da vila olímpica, os atletas suecos reclamaram da limpeza e da estrutura. Estes foram de táxi para os hotéis onde passaram alguns dias, enquanto os ajustes eram feitos.

Marketing

Dentre as diversas razões para que empresas se interessem em serem parceiras do Comitê Olímpico Internacional (COI) está a oportunidade de construírem marca por meio de status global, de excelência e superação conferido pela associação com os Jogos, assim como a chance de ganhar a preferência do consumidor na hora da decisão de compra por conta da exposição e do ganho em imagem proporcionado pela iniciativa. A Olimpíada também serve como plataforma para os patrocinadores lançarem produtos e apresentarem suas últimas inovações, além de ser uma ferramenta singular de relacionamento, com o convite para clientes e parceiros terem a experiência única de acompanhar as disputas in loco.

Trabalho Voluntário

Vinicius, um dos mascotes dos jogos olímpicos Rio 2016
Vinicius, um dos mascotes dos jogos olímpicos Rio 2016 reservada para a loja oficial das olimpíadas

Para as olimpíadas foram contratados 50.000 voluntários, esses exerceram mais de 500 cargos e funções como: intérpretes e estatísticos. Eles também eram responsáveis por conferir os ingressos, orientar o público nos acessos e até mesmo executar serviços técnicos ou especializados como: operação de placares e atendimento médico aos competidores. para serem aptos ao trabalho receberam treinamentos, como o de lidar com o público. Também tiveram de aprender onde ficavam as principais localidades dos jogos. O uniforme entregue a eles era: três camisetas, três meias, duas calças, duas bolsas, uma jaqueta, um casaco de chuva, um chapéu, um cinto, e um par de tênis. O alojamento não foi pago, os próprios tiveram que pagar a passagem e a estadia.
Para tornarem-se voluntários tiveram que preencher sua aplicação on-line (usando o google), completaram uma entrevista com um grupo on-line (recebendo o convite por e-mail) e também tiveram uma entrevista para discutir o seu papel e sua área específica, recebendo depois uma carta convite dizendo a sua posição.

Oitavo Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *