A REPRESENTAÇÃO DA CULINÁRIA ÁRABE É BEM SUCEDIDA NO BRASIL

♦ José Carlos Danilo dos Santos, Joana Lagos Atala e Manoela de Salles Freire Rutigliano

O Manish, restaurante árabe, já apresenta uma unidade em Pinheiros e uma segunda no Itaim. Há pouco tempo atrás, sofreu mudanças em sua administração, mas felizmente continua com seu padrão elevado. Além da qualidade dos seus pratos, os ambientes agradáveis com designs modernos e descolados atraem uma grande clientela.

O seu cardápio contém uma ampla variedade de produtos típicos na culinária árabe, como charutinhos, kibes, esfihas e pastas como acompanhamento de pães tradicionais do oriente médio. A casa oferece várias entradas, entre elas a Quadra de Ases, sendo uma das melhores escolhas, visto que é composta por uma degustação de componentes do menu.  Também recomendamos que você opte pela opção “monte o seu prato”, assim podendo escolher uma carne, uma salada e um acompanhamento, que além de ser bem servido para uma pessoa, apresenta um preço justo que varia entorno de R$40,00 a R$60,00. As esfihas também são uma boa escolha, principalmente a de queijo de cabra, já que possuem uma massa fina e crocante e são leves e saborosas.

Em função da alta qualidade dos salgados, as expectativas em relação aos doces são altas, porém essas não são atingidas e deixam um pouco a desejar. O chocolamour, sobremesa carro-chefe do Manish, é até um bom pedido para os chocólatras, mas é um pouco doce demais e não chega perto de fechar a refeição com chave de ouro. Os doces árabes que também estão presentes no cardápio não surpreendem e não foram um dos melhores que já experimentamos.

No dia em que visitamos o Manish, presenciamos um

Manish, no Itaim Bibi

incidente que não condiz com a higiene do local: ao ligar o ar condicionado, uma grande quantidade de poeira caiu sobre a mesa ao lado, onde pessoas estavam almoçando. Por conta disso, talvez seja necessária uma maior atenção referente a este fator.

Em conclusão, a qualidade das comidas, com exceção dos pratos doces, correspondem ao seu preço, portanto, recomendamos muito que vá em um de seus estabelecimentos para degustar um pouco mais a culinária árabe.

Oitavo Ano