A NOVA BIENAL DO LIVRO EM 2016

♦ Frederico Levy de Almeida, Rosa Barbara Valentim e Henry Gilad

O terceiro maior evento editorial do mundo, teve sua 24ª edição em São Paulo nos dias 26 de agosto a 04 de setembro de 2016. A Bienal do Livro foi organizada pela CBL (Câmara Brasileira Livro) e mais uma vez ocorreu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na região norte de São Paulo.

As principais editoras, livrarias e distribuidoras do país e do mundo estão representadas em estandes, contando com a participação de autores de grande projeção editorial, no lançamento de novos livros, sessão de autógrafos, palestras e debates.

Uma de suas principais atrações é a grande oferta de livros, além da diversidade de temas, como gastronomia, cultura, negócios e literatura. Vale lembrar que vários estandes haviam preparado alguma atração criativa característica de seu principal sucesso, sendo eles brinquedos, cenários, peças famosas, entre outros.

 A bienal conta também com grandes melhorias em sua estrutura e organização, como seus corredores contarem com o dobro de largura dos anos anteriores, e uma maior organização durante  acontecimentos com mais destaques. O sucesso foi grande e quase todos os ingressos se esgotaram rapidamente, sendo um de seus motivos a aparição de vários “fenômenos” da internet brasileira, os youtubers, que chamaram a atenção de um maior público jovem.

Entretanto, a bienal tem a má fama de ser muito lotada, além de promover o evento em si e não a leitura propriamente dita. Não é para menos, a grande aglomeração de pessoas traz consigo grande quantidade de filas e poucos lugares disponíveis, lembrando que a comida, infelizmente, tem um preço pouco acessível. Em contrapartida tem uma grande diversidade de produtos com ótimos preços, novos estilos de autores de várias partes do mundo e inovação nas atrações.

Oitavo Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *