TORNEIO DE ROBÓTICA BRASILEIRO PROMOVE RECICLAGEM

♦Elena C Marques e Pedro B. Giandalia

Em 18 de março de 2016, começa em Brasília o maior torneio de robótica do país. O evento, patrocinado pela SESI, tem o objetivo de promover a reciclagem aos participantes, de 9 a 16 anos, pedindo a eles que elaborem propostas de como lidar com o lixo, junto das equipes de todo o Brasil.  As três equipes vencedoras garantem a vaga na World Festival, evento mundial da First Lego League que será realizado em Saint Louis, Estados Unidos.

O torneio atraiu mais de 4 mil inscritos de quase 500 escolas, todavia apenas  77 equipes garantiram suas vagas na competição nacional. De acordo com diretor operacional do SESI, Marcos de Siqueira, a temática de 2016 é o tratamento de lixo, como você pode tratar o lixo de uma forma sustentável, ecológica, e trazer menos danos para natureza e para o meio ambiente.

Os membros farão robôs que cumprirão missões relacionadas ao tema. Para fazê-los as equipes usarão LEGO, vigas, tubos, canos e outros materiais, que devem ser providenciados pelos próprios alunos. As máquinas serão avaliadas em categorias: design, construção, funcionalidade, programação, projeto de pesquisa e, além disso, trabalho em equipe.

A última fase da competição será aberta ao público.

Oitavo Ano