“Eu era uma escritora antes do curso do Vera e sou outra hoje. É um modelo de curso cuja eficácia tem sido comprovada no mundo anglófono para promover o processo de aperfeiçoamento da técnica literária. O corpo docente consegue reunir os melhores da literatura de São Paulo e os resultados estão no mundo para quem quiser ver, com cada vez mais ex-alunos recebendo prêmios e reconhecimento no meio literário. Pude confirmar na rápida aceitação do meu projeto por duas editoras que a menção à pós do Vera tem sido considerada selo de qualidade por editores e sem dúvida me ajudou não só a tornar meu livro o melhor que pode ser, mas a chegar a uma editora que considero bastante respeitada.”
Victoria Schechter (Autora de “Prismas”, Patuá)
“Eu vejo que a pós teve muita importância na minha formação. Em primeiro lugar na construção de uma comunidade baseada em rigor e generosidade. Além disso, me desenvolvi enquanto leitora. Consegui reconhecer esquemas arbitrários na minha escrita, de modo a poder me libertar deles e me abrir para a singularidade do meu próprio estilo. Me senti mais segura, sobretudo. Tendo meu desejo reconhecido, juntei forças para sustentá-lo.”
Renata Conde
“Foi muito importante. Abriu portas para a publicação de dois livros e estou trabalhando em mais dois romances. Além disso, tudo o que aprendi nesses dois anos do curso tem me ajudado muito em meu trabalho como professora em oficinas de escrita criativa.”
Mônica Reiche (Autora de “Tempo de falta” e “Inventário de outono”, ambos pela editora Quelônio)
“O curso foi essencial na minha atividade de escrita. Acredito que o maior impacto veio da possibilidade de ter uma comunidade de pessoas lendo e criticando o meu texto periodicamente, o que trouxe uma grande segurança para mim e para o texto.”
Paulo Fehlauer (Autor de “Extremo Oeste”, romance vencedor do Prêmio Cepe 2021)
“O curso foi fundamental em todos os sentidos – na formação, no aprimoramento, na rede de contatos e relacionamentos.”
Silvana Tavano (Autora de “O último sábado de junho amanhece quieto”, Autêntica)
“É como ter uma série de leitores críticos constantemente lendo minha produção e me estimulando a melhorar sem parar. Isso não tem preço. A evolução é inevitável.”
Lucas Mendes Kater
“O curso me fez mudar de vida. Faz a gente escrever, se cercar de boas recomendações de leitura, entender a literatura contemporânea, encontrar a própria voz, a sentir-se parte de uma comunidade.”
Gabriela Aguerre (Autora de “O Quarto Branco”, Todavia)
“O curso foi muito importante. Diria que os principais ganhos são: prática regular, leitura qualificada de professores e colegas, expansão do repertório e a construção de maior maturidade na escrita.”
Angela Marsiaj
Não fossem as aulas, as oficinas, eu não teria nunca conseguido estruturar um projeto do tamanho que foi o meu. E poder pensar nele por dois anos inteiros, na boa companhia de colegas e professores que liam, comentavam, contribuíam, me trouxe outras competências, dentre as quais a de poder falar sobre ele, defendê-lo na disputa por recursos para sua publicação.
Lígia Ximenez (Autora de “Antes que eu esqueça”, editora Quelônio)