Etapas
O processo seletivo para as turmas do 2º semestre de 2021 será realizado de 01 de junho a 01 de agosto. A seleção acontecerá, inteiramente, de modo virtual. Veja, a seguir, como será o processo seletivo, passo a passo.
1. O/a candidato/a deve preencher o formulário de inscrição (neste link).
2. A Secretaria do Instituto Vera Cruz enviará um email com as instruções para a realização da prova ao endereço eletrônico informado pelo/a candidato/a, no formulário. Por isso, é muito importante certificar-se de que o endereço de email seja preenchido corretamente.
3. A prova será uma redação, que deve ser escrita a mão, em uma folha pautada, isto é, em uma folha com linhas. O/a candidato/a terá um prazo de 48 horas para entregar a prova, a partir da data de recebimento do email. As páginas da redação devem ser escaneadas, e o arquivo digitalizado deve ser enviado por email para instituto@veracruz.edu.br. Caso o/a candidato/a não tenha acesso a um aparelho para escaneamento, é permitido tirar foto das páginas. Neste caso, é importante certificar-se de que a foto tenha boa resolução e de que a imagem esteja nítida, com conteúdo legível.
4. A equipe do Instituto Vera Cruz analisará as redações recebidas, e os resultados serão divulgados por email ou por telefone, até 48 horas após a entrega da prova.
Para conferir o edital do processo seletivo, clique aqui.
Já tem diploma de graduação? Então, matricule-se já!
Caso já tenha concluído outro curso superior, você pode ingressar no Instituto Vera Cruz sem precisar participar do processo seletivo. Se este é o seu caso, entre em contato com a Secretaria, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Qual foi seu resultado no Enem?
Se você fez o Exame Nacional do Ensino do Ensino Médio (Enem) em um dos três últimos anos, obteve pontuação igual ou superior a 450 pontos e não zerou na redação, você não precisa fazer nosso processo seletivo. Se este é o seu caso, entre em contato com a Secretaria, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Prouni
Os candidatos que pretendem concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) não deverão inscrever-se para este processo seletivo, pois participarão de processo seletivo próprio. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Instituto, pelo telefone 11 3838-5992 ou pelo email instituto@veracruz.edu.br.
Planejamento das atividades em função da pandemia da covid-19
A graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz é um curso de modalidade presencial. No entanto, por conta da pandemia da covid-19, aguardaremos as orientações das autoridades públicas quanto ao funcionamento das instituições de Ensino Superior no 2o semestre de 2021 para definirmos o formato das aulas no início do semestre – presencial, virtual ou híbrido. A impossibilidade de realização de atividades presenciais não representa um impedimento para que as turmas do 2º semestre possam iniciar o curso, uma vez que dispomos de ambientes educacionais virtuais preparados para atender a todas as necessidades do ensino remoto. As aulas terão início em agosto de 2021.
Programa de bolsas geral
Veja, a seguir, as condições e os critérios de distribuição:
. duração da bolsa: oito semestres;
. para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos;
. assiduidade e bons resultados acadêmicos ao longo dos oito semestres do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz;
. adimplência dos pagamentos, para bolsas parciais.
Critérios para distribuição:
. renda familiar comprovada;
. desempenho na avaliação do processo seletivo; e
. entrevista.
Obs.:. A bolsa não é cumulativa com outros programas de descontos oferecidos pelo Instituto Vera Cruz, como o Prouni.
Programa de bolsas para alunos negros (pretos ou pardos)
Confira o edital:
O INSTITUTO VERA CRUZ torna público, nos termos deste edital, os procedimentos, prazos e normas do processo seletivo para a concessão de uma bolsa de estudos integral para uma aluna ou um aluno negro, ingressante no ano letivo de 2021.
1. Vagas
Para o segundo semestre de 2021 será oferecida 01 (uma) bolsa de estudos integral para o curso de Graduação em Pedagogia.
2. Benefícios
Bolsa de estudo integral cobre 100% (cem por cento) da mensalidade, durante os 04 (quatro) anos de duração do curso. A bolsa de estudos é pessoal e intransferível e é válida para o tempo necessário de conclusão do curso: 8 semestres.
3. Elegibilidade
São critérios eliminatórios para o preenchimento das vagas para bolsas integrais, a serem preenchidos de maneira cumulativa, que o candidato:
. se autodeclare negro (preto ou pardo);
. tenha cursado o Ensino Médio em uma rede pública de ensino;
. seja membro de Grupo Familiar cuja renda familiar mensal por pessoa (per capita) não exceda o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por pessoa;
. cumpra todas as normas deste edital e entregue todos os documentos, conforme descrito abaixo.
A análise do perfil socioeconômico é de responsabilidade do INSTITUTO VERA CRUZ e será feita conforme descrito no processo seletivo, em inscrição eletrônica em nosso site.
4. Validação da inscrição
Os candidatos interessados nessas bolsas deverão indicar no processo seletivo e, caso aprovados na avaliação escrita, serão contactados para envio de documentos para fins de cumprimentos dos critérios deste Edital, em particular da verificação do perfil socioeconômico dos integrantes do Grupo Familiar que possuam:
. Documentos comprobatórios de renda (autodeclaração, declaração de imposto de renda, holerites, comprovantes de pagamento etc.);
. Documento auto declaratório de cor ou raça.
As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável legal (no caso de menores de 18 anos), de modo que o INSTITUTO VERA CRUZ tem o direito de excluir deste processo seletivo o candidato que dados de forma incompleta, incorreta e/ou inconsistente ou deixe de entregar um dos documentos solicitados, sem prejuízo das demais implicações legais. O formulário de inscrição deve ser preenchido por pessoa capaz civilmente para o ato.
O INSTITUTO VERA CRUZ se reserva no direito de exigir outros documentos que possam servir para confirmar ou corroborar as informações prestadas, a seu critério.
5. Divulgação de resultado e matrícula
Com base nos critérios dispostos neste Edital, o INSTITUTO VERA CRUZ decidirá pelo deferimento ou indeferimento da concessão das bolsas, sendo o resultado comunicado ao candidato por e-mail.
Ao preencher o formulário de inscrição, indique interesse pelo Programa de Bolsas. Você, então, será contactado por e-mail e, ali, deverá informar interesse específico nesse Edital. Receberá o formulário de autodeclaração e a proposta de avaliação escrita a ser realizada, bem como a data limite que deve ser devolvida. Ao enviar sua avaliação envie também os documentos solicitados acima.
Serão priorizados os primeiros candidatos inscritos, aprovados na avaliação escrita (ou na análise dos documentos que comprovem a conclusão de outra graduação) e que enviarem corretamente a autodeclaração e os documentos comprobatórios.
O resultado do processo será informado por e-mail. Nessa mesma comunicação constará a data limite em que o candidato ou seu responsável deverá assinar o Termo de Concessão de Bolsa de Estudos e realizar a matrícula no INSTITUTO, por meio de processo online.
6. Disposiçõe gerais
A inscrição do candidato neste Processo Seletivo implica aceitação das normas contidas neste Edital e em outros comunicados sobre o Processo Seletivo a serem publicados. Os casos omissos serão resolvidos pelo INSTITUTO VERA CRUZ.