Realidade e possibilidades para o protagonismo surdo no processo educacional

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret

Resumo


A pesquisa teve como objetivo identificar os impactos das
aulas remotas no processo educacional dos estudantes
Surdos, apresentando como resultados uma proposta
educacional para o pós-pandemia sob a perspectiva dos
estudantes. Para pesquisa, utilizou-se: mapeamentos,
observação assistemática, registros audiovisuais e realização
de grupos focais que oportunizaram novas proposições e
fortalecimento do protagonismo Surdo, lançando-se novos
olhares que trazem melhorias no processo educacional. Os
resultados indicaram que durante a pandemia os estudantes
Surdos enfrentaram muitos desafios que poderiam ter
sido amenizados se fossem convidados a protagonizar seu
processo educacional. Das lições aprendidas, destacamos a
necessidade de novas ações de ensino nas quais eles sejam
sujeitos ativos.


Palavras-chave


Protagonismo Surdo. Estudante Surdo. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol14.n1.ano2024.art640

Apontamentos

  • Não há apontamentos.