Transtorno do Espectro Autista (TEA) e música: contribuições para o desenvolvimento

Dilian Martin Sandro de Oliveira

Resumo


Diversas áreas do conhecimento se dispõem a estudar como
o ser humano aprende e se desenvolve cognitivamente e
psicossocialmente. Entretanto, em todas elas, é explícita a
importância do meio social no desenvolvimento do sujeito
epistêmico. Considerando a importância das relações
interindividuais propostas pelas teorias do desenvolvimento,
a dificuldade nessas relações, presente em pessoas com
Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a proposta de
inclusão que vivenciamos atualmente, surge-nos, como
educadores, a necessidade de buscar alternativas que
permitam um melhor desenvolvimento dessas crianças/
jovens. Através de uma pesquisa bibliográfica, nosso
objetivo foi compreender como a música pode contribuir no
desenvolvimento psicossocial de pessoas com TEA, além de
discutir sobre teorias do desenvolvimento humano; definir
e caracterizar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
analisar a música no contexto da educação inclusiva. Após
o levantamento de estudos na área pudemos constatar
que a utilização da música, na forma de musicoterapia ou
educação musical, contribui de forma significativa para
o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e da
socialização de pessoas com TEA.


Palavras-chave


Música. Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Psicossocial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol14.n1.ano2024.art639

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