A busca da História Indígena no livro didático de História: uma disputa de poder

Adriana de Carvalho Alves Braga, Luci Aparecida Guidio Godinho, Anfíbio Zacarias Huo, João Clemente De Souza Neto

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de analisar o modo como
as culturas e os sujeitos indígenas são representados
no livro didático de História. Para atingir esse propósito,
nos apoiamos na proposta metodológica de Bittencourt
(2005), que sugere proceder a análise de livros didáticos
considerando aspectos formais, conteúdos históricos
escolares e pedagógicos. Os dados foram coletados no livro
Araribá Conecta-História, destinado ao 7º ano do Ensino
Fundamental (PNLD 2024-2027) e tratamos de aprofundar
o Capítulo 10, que versa sobre os primeiros contatos entre
os invasores e os indígenas. Os resultados mostram que
permanece uma visão historiográfica eurocêntrica, na qual
a narrativa do colonizador é privilegiada em detrimento da
narrativa indígena, que corresponde a 2,5% do conteúdo
apresentado.


Palavras-chave


Lei 11.645/08. História Indígena. Livro didático. Etnocentrismo. Interdisciplinaridade

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol14.n1.ano2024.art638

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