Educação infantil do campo: um direito ainda em construção

Gisely Storch do Nascimento, Rafael Norberto de Aquino, Fábio Santos de Andrade

Resumo


A Educação Infantil no Campo (EIC) é um direito da criança,
da família e um dever do Estado; contudo, poucos são os
estudos nesse campo que corroboraram para o pensar em
políticas públicas que possam efetivar plenamente esse
direito. O presente artigo apresenta dados preliminares
de uma pesquisa de doutoramento em andamento em
uma escola do campo no Município de Colorado do Oeste
(RO), cujo objetivo é compreender se e como o currículo
escolar incorpora as vivências das crianças do campo e as
transforma em práticas educativas. A pesquisa, de cunho
qualitativo, tem como aporte teórico metodológico a
Hermenêutica de Profundidade (HP) de Thompson (2007)
e os resultados preliminares apontam que a EIC ainda é um
direito negligenciado.


Palavras-chave


Educação Infantil. Educação do Campo. Hermenêutica de Profundidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol14.n1.ano2024.art637

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