Educação Social como forma de inclusão através das políticas públicas: uma experiência exitosa

Jacyara Silva de Paiva, Elionice Ferreira Fagunde

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um espaço
de educação social voltado para a juventude negra com
idade de 15 a 29 anos. O Núcleo Afro Odomodê desenvolve
ações afirmativas com políticas públicas voltadas para
ações socioeducativas promovendo inclusão social e
atendimento da juventude negra da região. Com a leitura dos
Planejamentos e Relatórios Anuais do núcleo observamos
que existe um trabalho de valorização da cultura negra, de
empoderamento juvenil, conscientização, fortalecimento da identidade étnico-racial e da educação social antirracista no enfrentamento ao racismo e na formação de uma consciência crítica entre os jovens assistidos.


Palavras-chave


Educação social. Educação em espaços não escolares. Juventude negra. Políticas públicas. Inclusão social.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol14.n1.ano2024.art635

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