Considerações sobre o bilinguismo dos Coloureds sul-africanos

Anderson Lucas da Silva Macedo

Resumo


O presente artigo se propõe a discutir conceitos de
bilinguismo e bilingualidade a partir de pressupostos teóricos
da Sociolinguística como os de Myers-Scotton (2006) e
Paradis (2007). Embora esse tema tenha sido bastante
explorado nas últimas décadas não só pela sociolinguística,
mas pela psicologia e sociologia, nós trazemos a abordagem
de Savedra (1994; 2009) que mostra a importância da
observação da relatividade no fenômeno linguístico em
questão. A partir de tal relatividade, trazemos alguns
dos resultados da tese de doutorado (Macedo, 2023) que
trata especificamente de um grupo étnico sul-africano
conhecido como Coloured. Tal tese utilizou entrevistas com
sul-africanos realizadas na Cidade do Cabo em 2022. Os
Coloureds são um grupo étnico bilíngue em inglês e afrikaans
e se concentram grandemente na província do Cabo
Ocidental. O texto mostra que não é possível classificar, de
maneira trivial, o bilinguismo dos falantes em questão devido
aos diversos contextos familiares e sociais em que eles estão
inseridos, gerando distintas proficiências e atitudes em
ambas as línguas. O texto também se interessa em divulgar
um grupo étnico pouco conhecido dos leitores brasileiros
chamando atenção para a íntima relação entre língua e
etnicidade.


Palavras-chave


Bilinguismo. Bilingualidade. África do Sul. Coloured. Afrikaans.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol13.n2.ano2023.art602

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