Uso da Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI): pontos de vista de coordenadoras pedagógicas
Resumo
artigo apresenta a análise qualitativa de um grupo focal
que teve como objetivo investigar como coordenadoras
pedagógicas de uma rede municipal de ensino avaliaram
o uso de uma escala de avaliação de ambientes de
aprendizagem ao realizar observações de turmas de crianças
na Educação Infantil. Verificou-se que a apropriação de um
instrumento de avaliação com critérios objetivos contribuiu para a formação pessoal e profissional, bem como dinamizou interlocuções com gestoras escolares, professoras e pesquisadoras. Ao mesmo tempo, a intensidade do processo e a percepção de fragilidades na qualidade da Educação Infantil, pelas coordenadoras, indicaram a necessidade de apoio às profissionais, visando fortalecer seu papel articulador da formação continuada na escola.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol13.n2.ano2023.art601
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