“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil

Pedro de Oliveira Milagres, Natália Franciele Lessa, Soraya Dayanna Guimarães dos Santos

Resumo


Objetivamos compreender as primeiras experiências do
trabalho docente de professoras em formação inicial da
Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo
de Autoconfrontação Simples (ACS). Participaram da pesquisa
duas licenciandas em Educação Física de uma universidade
em Minas Gerais. Utilizamos da técnica de ACS, de Clot (2006).
As primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, que alimentava uma lógica adultocêntrica em sua prática.

Com o processo de ACS, foram identificadas limitações no planejamento das atividades e avanços na comunicação com as crianças. Concluímos que, apesar da maior compreensão sobre sua prática docente, um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Educação Física. Educação Infantil. Autoconfrontação. Prática docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol13.n2.ano2023.art600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.