Trajetórias de professoras de educação física: da invisibilidade histórica ao protagonismo na década de 1930

Marcela Bruschi

Resumo


Este estudo investiga a participação de professoras e
seus envolvimentos em um projeto de escolarização da
Educação Física nos anos de 1930. O interesse centra-se
nas primeiras professoras formadas na Escola de Educação
Física do Espírito Santo (EEFES), criada em 1931, e os lugares
profissionais ocupados por elas nos anos que se sucederam.
Usa os conceitos da História Cultural para perceber os
protagonismos das professoras e opera com o paradigma
indiciário na análise das fontes. Opera com os arquivos da
EEFES e com a imprensa periódica. Ao trazer as mulheres
para a centralidade, elas são retiradas de um lugar de
anonimato mantido pela tradição historiográfica da área
Educação Física para que apresentem suas trajetórias e
contribuições.


Palavras-chave


ducação Física. História das mulheres. Protagonismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol13.n2.ano2023.art599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.