Concepções de professoras da Educação Infantil sobre as funções executivas e sua promoção na escola

Rita Melissa Lepre, Débora de Hollanda Souza

Resumo


Este artigo expõe resultados de pesquisa que teve como
objetivo conhecer e analisar as concepções de professores
da Educação Infantil sobre as funções executivas (FE) e sua
promoção na escola, com foco nas possíveis contribuições da
Psicologia do Desenvolvimento para uma formação docente
interdisciplinar e integral, que considere a criança em toda a sua
potencialidade. Para tanto, realizamos uma pesquisa com 31
professoras de Educação Infantil de uma rede municipal de uma
cidade de médio porte do estado de São Paulo. Os resultados
apontam que as participantes reconhecem a importância de
conhecer as funções executivas e sua relação com o processo
de desenvolvimento e aprendizagem, mas não apresentam clareza em suas concepções acerca dos processos envolvidos nas FE e de como poderiam desenvolver uma práxis pedagógica visando potencializar tais funções. Sugerimos, ao final, que o tema seja trabalhado na formação inicial e continuada de professores.


Palavras-chave


Educação Infantil. Funções Executivas. Formação de Professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol13.n2.ano2023.art598

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