Formação didático-pedagógica do professor formador de professores de IES privadas

Claudia Dourado de Salces

Resumo


Objetiva-se discutir aspectos críticos da lacuna da formação didático-pedagógica específica para a docência na Educação Superior do professor formador que leciona em cursos de licenciatura de instituições privado-mercantis1. A temática é relevante, pois inexistem políticas educacionais específicas para a formação de professores desse nível de ensino. Muitos dos docentes que trabalham nesses cursos não tiveram acesso aos aportes teóricos e metodológicos específicos
para ancorar suas práticas pedagógicas ao ensinarem aqueles que se tornarão futuros professores na educação básica pública. Escassas são as pesquisas sobre os docentes de cursos de licenciatura ofertados pela iniciativa privada;
pouco se sabe a respeito de sua formação acadêmica, suas experiências formativas e seu desenvolvimento profissional.
Apresentam-se aqui os resultados de um questionário aplicado a professores ligados a 12 instituições privadas do estado de São Paulo. Realizou-se um recorte de duas questões para levantamento das experiências de formação
pedagógica pelas quais passaram os docentes e sobre sua concepção de didática. As formulações de Pimenta, Almeida e Imbernón compõem os pressupostos teóricos sobre a didática e a formação de professores que embasaram as análises. Os resultados destacaram a necessidade de políticas governamentais e institucionais de promoção de ações formativas desde a pós-graduação, visando à preparação para a docência na Educação Superior, e de formação continuada para professores em exercício.


Palavras-chave


Didática. Educação superior privada. Formacão didático-pedagógica. Professor formador.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art588

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