Leitura pelo estudante: análise de uma prática de leitura para aprender a ler

Júlia Menezes Alonso, Michelle Dallacqua da Silva, Susana Felix Paes Corrêa Leite

Resumo


Este artigo faz parte de uma das etapas de um curso anual de alfabetização. Por meio dele, apresenta-se a análise de uma experiência didática de leitura, elaborada por um professor alfabetizador, do 1º ano do Ensino Fundamental de escola da rede municipal de ensino de Bertioga, litoral de São Paulo. O
trecho da aula analisado compõe uma ação de recomposição da aprendizagem, para uma criança que ainda não domina a leitura convencional. Examinaram-se as condições didáticas e os encaminhamentos didáticos do professor que
favoreceram a ampliação dos saberes sobre o sistema de escrita alfabética. As categorias de análise dessa prática alfabetizadora foram estabelecidas à luz das pesquisas de Emília Ferreiro, Ana Maria Kaufman, Telma Weisz, Regina Scarpa, entre outros autores que alicerçam a abordagem construtivista da alfabetização. A análise concluiu que é possível propor atividades de leitura aos estudantes, mesmo antes de eles lerem de forma convencional. No entanto, para isso, faz-se necessário um diálogo entre o ensino e a aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art586

Apontamentos

  • Não há apontamentos.