Situações de produção escrita: potências e entraves da transposição didática do ensino presencial para o remoto
Resumo
Para que as crianças se alfabetizem, é necessário que o/a docente proponha diferentes situações que as levem a ler e escrever por si mesmas. Para isso, há um conjunto de condições que devem estar garantidas para que as
propostas sejam de fato potentes. Na literatura, encontramos diversas propostas que modelizam encaminhamentos que buscam cumprir com essas condições; entretanto, estas são elaboradas considerando um contexto de ensino presencial.
Motivadas pelo cenário sanitário vivido em função da pandemia de COVID-19, a qual impôs o ensino remoto como única forma possível de mediação das aprendizagens escolares, nos interessou analisar duas situações didáticas
relacionadas à escrita por si mesmo, com crianças em momento inicial de alfabetização (1º ano do Ensino Fundamental), e observar o quanto as práticas desenvolvidas se aproximaram ou se distanciaram das condições didáticas
descritas para o contexto presencial e como favorecem a aprendizagem nas situações de escrita.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art584
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