Protagonismo estudantil por meio das metodologias ativas e da interdisciplinaridade: um relato de prática pedagógica

Fernando Jorge Moreira, Fernanda Filgueiras, Maria Otília José Montessanti Mathias, Ana Maria Di Grado Hessel

Resumo


Com o objetivo de promover o protagonismo dos estudantes, pretendemos relatar a prática pedagógica nascida a partir de uma dúvida pontual dos estudantes e que foi responsável por uma mudança de planos e a ressignificação de práticas previamente planejadas. Por meio da interdisciplinaridade, com base na perspectiva das metodologias ativas de aprendizagem, a prática pedagógica ocorreu em uma
escola particular na cidade de São Paulo, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, na faixa etária de 15 anos de idade.
Os resultados sugerem sucesso na adaptação do Design Thinking (DT) como abordagem no desenvolvimento da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Metodologias ativas. Relato de prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art583

Apontamentos

  • Não há apontamentos.