A justiça restaurativa na escola nos processos de educação socioemocional de estudantes adolescentes

Pedro Rodrigo da Silva, Hugo Monteiro Ferreira

Resumo


Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado que focalizou a prática de Justiça Restaurativa Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar. Partiu-se da hipótese de que esses círculos também podem funcionar como ambientes e momentos favoráveis à educação socioemocional de estudantes adolescentes, contribuindo para sua formação integral. A pesquisa consistiu na proposição e facilitação, pelo pesquisador, de círculos restaurativos em uma escola pública estadual pernambucana que não os realizava. Os sujeitos da pesquisa foram
estudantes terceiranistas. A partir de uma abordagem metodológica transdisciplinar, elegeu-se como principal técnica de pesquisa o Círculo Virtual de Construção de
Paz. As categorias analíticas estabelecidas a priori foram o autoconhecimento e o autocuidado.


Palavras-chave


Transdisciplinaridade. Justiça Restaurativa. Escola. Educação socioemocional. Adolescentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.