Literatura na escola: um relato de experiência de formação docente por meio da leitura compartilhada.

Luís Renato Silva Maldonado

Resumo


Esta produção trata do relato de experiência de formação docente realizada em escola da rede estadual paulista por meio da estratégia do clube de leitura. O projeto foi concebido apoiado em uma compreensão da escola enquanto organização aprendente, conforme Hargreaves e Fullan, 2000, sob a liderança pedagógica da gestão escolar, que assume a responsabilidade de propor e conduzir projetos capazes de impulsionar o diálogo e interação dos sujeitos. Apoia-se também na leitura literária como estratégia de letramento e formação docente (ROUXEL, 2012, KLEIN, 1995, ALMEIDA, 2008). O projeto estendeu-se por um ano, período no qual os participantes realizaram quatro leituras de autores e propostas diversas. Ao final, os docentes responderam a um questionário cujo objetivo foi verificar se a experiência foi capaz de impactar as práticas de leitura, ampliar repertório, desenvolver novos recursos didáticos que
relacionassem a leitura e o fazer docente, bem como avaliar o projeto no que se refere à formação continuada. A análise dos questionários demonstrou que o clube proporcionou um espaço de enriquecimento cultural, aprendizado e produção de conhecimento, no qual professoras/es puderam
expressar livremente ideias, ampliar o convívio e desenvolver outros modos de sociabilidade. Por fim, os/as professores/ as indicaram de modo explícito e consensual o desejo da continuidade da experiência do clube de leitura para o ano letivo seguinte, o que expressa o acolhimento e potência da estratégia formativa.


Palavras-chave


Formação docente. Práticas de leitura. Gestão escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n2.ano2022.art568

Apontamentos

  • Não há apontamentos.