LEITURA PELO ESTUDANTE: A ANÁLISE DE UMA BOA PRÁTICA DE LEITURA PARA APRENDER A LER

Susana Felix Paes Corrêa Leite, Júlia Menezes Alonso, Michelle Dallacqua da Silva

Resumo


Este artigo, fundamentado nos pressupostos teóricos da concepção psicogenética construtivista, apresenta a análise de uma proposta didática de leitura, elaborada por um professor alfabetizador, do litoral de São Paulo, para uma criança que ainda não sabe ler convencionalmente. Esse estudo se propõe a refletir sobre as condições didáticas que foram garantidas nos encaminhamentos metodológicos do professor para que a criança pudesse refletir e, consequentemente, avançar, em seus conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. A análise mostrou que é possível propor atividades de leitura para alunos que ainda não leem de forma convencional desde que sejam asseguradas as devidas condições didáticas para isso e desde que haja um diálogo entre o ensino e a aprendizagem.

 


Palavras-chave


Alfabetização; Construtivismo; Didática; Leitura.



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art563

Apontamentos

  • Não há apontamentos.