A leitura de obras de José Saramago em contexto multietário: quantas possibilidades existem para um título literário?

Miruna Kayano Genoino

Resumo


Este relato de experiência reflete sobre a organização e realização de uma sequência de leitura de obras de José Saramago, criadas/editadas para o público infantil, em uma turma multietária dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscando analisar as diferentes possibilidades de agrupamentos e mediações presentes em um contexto no qual crianças de diferentes idades estão na mesma sala de aula, a sequência mostrou-se uma oportunidade de aproximação de diferentes formas de apropriação das obras, valor importante da formação do leitor literário, ao mesmo tempo em que constituiu-se em material reflexivo para a docente, por meio da análise das ricas possibilidades de uma proposta na qual crianças que estariam separadas por série, convivem e aprendem a intercambiar suas visões e aprendizagens.



Palavras-chave


Mediação de leitura; Educação multietária; Práticas de leitura literária na escola; Interação



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art560

Apontamentos

  • Não há apontamentos.