Biblioteca e Biblioteca de sala: qual papel está lhe sendo designado no trabalho didático?

Julia Alves de Farias Barbato

Resumo


Mais do que nunca, a prática da alfabetização inicial precisa ser problematizada e, apesar dos desafios, há também boas práticas passíveis de compartilhamento. Este artigo foi produzido a partir de dados de pesquisa cujo objetivo foi a investigação da estrutura e da proposta pedagógica de salas de 1º ano de duas instituições de ensino, com foco voltado à biblioteca de sala no que se refere às atividades de leitura e escrita na alfabetização inicial, utilizando ou não a estrutura como suporte para tal, além de olhar para as intervenções do professor em situações de uso deste espaço. Não limitando-se aqui, busca-se estimular estudos mais aprofundados sobre a biblioteca de sala na alfabetização inicial, para que se aproveite seu potencial de colaboração para a formação de leitores e escritores.

Palavras-chave


Alfabetização; biblioteca de sala; intervenções; professor



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n2.ano2022.art553

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