ARTE, ESTÉTICA E DOCÊNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA DIALOGAR COM AS INFÂNCIAS

Mariana Americano, Jeane de Araujo Silva

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência de duas educadoras que atuam com crianças em contextos e espaços diferentes: uma, professora num grupamento de crianças entre 3 e 4 anos, na cidade do Rio de Janeiro; outra, formadora de educadores da Educação Infantil na rede municipal de São Paulo, membro da Associação Pikler e educadora de bebês, propondo vivências com inspirações na arte contemporânea. Nosso objetivo com este relato é provocar o leitor a refletir e reencontrar a potência da experiência estética em sua vida, aquela que traspassa o indivíduo e o toca (LAROSSA, 2002). Concordamos que, para estarmos com crianças, como educadoras que somos, uma nutrição estética do ser pode abrir espaços e caminhos para propostas que contemplem a sensibilidade, os afetos e a arte.


Palavras-chave


Formação docente; Estética, Experiência



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol12.n2.ano2022.art552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.