Situações de escrita pelo aluno: transposição didática do ensino presencial para o ensino remoto - potências e entraves

Giulianny Russo Marinho, Luiza Cilento

Resumo


Para que as crianças se alfabetizem, são necessárias diferentes situações didáticas em que leiam e escrevam por si mesmas e por meio do professor. Para isso, há um conjunto de condições didáticas que devem estar garantidas para que as propostas sejam de fato potentes. Na literatura, encontramos diversas propostas que modelizam encaminhamentos que buscam cumprir com estas condições, entretanto, estas são elaboradas considerando um contexto de ensino presencial.

Motivadas pelo cenário sanitário vivido em função da pandemia por COVID-19, a qual impôs o ensino remoto como única forma possível de mediação das aprendizagens escolares, nos interessou analisar duas situações didáticas relacionadas à escrita por si mesmo, com  crianças em momento inicial de alfabetização (1º ano do Ensino Fundamental) e observar o quanto as práticas desenvolvidas se aproximaram ou se distanciaram das condições didáticas descritas para o contexto presencial e como favorecem a aprendizagem nas situações de escrita.


Palavras-chave


Alfabetização, Situações didáticas, Ensino remoto



DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2023.art546

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